Alguma vez você já esteve no meio de uma pintura de aquarela (ou guache) e quando se deu conta que esqueceu de deixar partes brancas no papel? Minha nossa! Esqueceu de deixar pontos de luz, claridades......que desespero!
Pois é, a gente pode tentar "recuperar" um pouco dessas partes que foram pintadas por engano, passando um pedaço de papel ou algodão por cima mas a tinta não sai completamente porque o papel já foi tingido com ela.
Aliás, a gente consegue tirar um pouco quando a tinta apenas fica apenas depositada sobre a superfície do papel mas existem tintas que realmente penetram nele, dependendo da saturação de cada uma.
Já perdi as contas de quantas vezes isso me aconteceu!
Mas existem artifícios que podemos usar pra ajudar a preservar o branco do papel e um deles, o mais "profissional", é a Máscara Líquida.
Have you ever been in the middle of a watercolor painting (or gouache) and suddenly you realize that you have forgotten to leave white parts on paper? Oh my! You have covered with paint the points of light, the clarity ...... what a despair!
Well, we can try to "recover" some of those white parts that were painted by mistake, by passing a piece of paper or cotton on top but the paint does not come out completely because the paper has already been dyed with it.
In fact, we can remove a little paint if it is only deposited on the surface of the paper but there are paints that actually penetrate it depending on the saturation of each.
I've lost count of how many times this has happened to me!
But there are artifices that we can use to help preserve the white of the paper and one of them, the most "professional", is the Liquid Mask.
Muitas empresas de material artístico que fabricam aquarelas e guache também fabricam máscaras líquidas e saber qual marca escolher, no começo, pode ser uma tarefa um pouco difícil.
Essas máscaras normalmente são feitas de látex, podem ser coloridas ou apenas brancas mas eu prefiro colorida porque é mais fácil saber onde há máscara no papel. Se a máscara for branca e o sendo papel branco, tenho que prestar mais atenção pra retirar toda ela.
Eu sempre usei a Máscara Líquida da Winsor&Newton, nunca tive problemas com ela mas sei de pessoas que não gostam dessa máscara porque acham que ela gruda demais no papel e até arranca um pouco do papel na hora de ser removida.
Mas, é preciso entender que a máscara líquida não pode ficar horas eternas, ou pior, dias e dias sobre o papel.....ela tem que ser removida o mais rápido possível, então, a gente aplica a máscara, espera secar, faz a pintura e assim que a pintura estiver totalmente seca a gente retira a máscara, ou seja, é pá-pum!
A máscara líquida seca rápido, dependendo do clima do local, então eu não trabalho com o o vidro aberto; eu coloco um pouco de máscara no godê ou até numa tampinha de garrafa (lave antes) assim não corro o risco da minha máscara secar nem criar uma película na superfície.
Ah, e pra evitar a formação dessa película eu também guardo o vidro de cabeça pra baixo.
Many craft companies that manufacture watercolors and gouache also make liquid masks and knowing which brand to choose, in the beginning, can be a rather difficult task.
These masks are usually made of latex, can be colored or just white but I prefer colored because it is easier to know where mask on paper is. If the mask is white and the paper is white I have to pay more attention to remove all of it.
I've always used the Liquid Mask from Winsor & Newton, I've never had problems with it, but I know people who do not like this mask because they say it sticks too much on the paper and even rips some of the paper out when it's removed.
But, we must understand that the liquid mask can not stay many many hours, or worse, days and days on paper ..... it has to be removed as soon as possible, so we apply the mask, wait to dry, do the painting and as soon as the painting is completely dry we remove the mask, that how we do it!
The liquid mask dries fast, depending on the weather of the place, so I do not work with the glass open; I put a little mask in the godê or even in a bottle cap (wash before) so I do not take the risk of my mask to dry or create a film on the surface.
Oh, and to avoid the formation of this film I also keep the glass upside down.
Nessa pintura usei um palito de madeira pra fazer as janelas e os fogos: foi só molhar o palito na máscara e aplicar no papel.
Pra fazer o zig zag da água usei um pincel fino. Mas o pincel tem um 'truque' pra preserva-lo: molhar o pincel na água, passar em sabonete branco (espere alguns segundos), e depois molhar o pincel na máscara e aplicar. A máscara líquida costuma arrasar com os pincéis então nunca use um pincel maravilhoso e caro, e lave o pincel com água e sabonete logo após a aplicação da máscara.
In this painting I used a wooden toothpick to make the windows and the fires: I just wet the toothpick in the mask and applied to the paper.
To make the water zig zag I used a fine brush. But the brush has a 'trick' to preserve it: wet the brush in the water, pass in white soap (wait a few seconds), and then wet the brush on the mask and apply. The liquid mask usually damages the brushes so never use a wonderful and expensive brush, and wash the brush with soap and water just after applying the mask.
E como tirar a máscara do papel??
Com os dedos, suavemente. Ou com um pedaço de tecido macio, suavemente. Ou com uma borracha de apagar própria pra isso como esta das fotos abaixo.
And how to remove the mask from the paper ??
With your fingers, gently. Or with a piece of soft tissue. Or with a special eraser for it like this one from the photos below.
Basta passa-la suavemente sobre a pintura pra remover toda a máscara. Na verdade essa borracha retira qualquer resíduo adesivo de qualquer superfície, por exemplo, quando vamos retirar uma etiqueta que está colada numa superfície e fica aquele "grude" pegajoso no lugar onde ela estava, basta passar essa borracha e o grude sai!
Mas já aviso: não cheire essa borracha porque o cheiro é bem desagradável!
Máscara removida, pintura pronta ou bastando apenas alguns detalhes e o mais importante: partes do papel branco completamente preservadas, livres de tinta!
Just smooth the eraser over the paint to remove the entire mask. In fact this eraser removes any adhesive residue from any surface, for example, when we remove a label that is glued to a surface and it leaves it sticky, just pass the eraser and the sticky desapears.
But I warn you: do not smell this eraser because the smell is very unpleasant!
Mask removed, the painting is ready or just a few details left and most importantly: the white paper parts completely preserved, free of paint!
Quer ver como eu fiz essa pintura? Tudo explicadinho no VÍDEO:
Want to see how I did this painting? Everything is explained in theVIDEO:
Material:
- Bloco Canson XL Aquarelle, 300g/m²;
- Drawing Gum, Pebeo (Máscara Líquida);
- palito de madeira;
- pincel fino para aplicar a máscara;
- sabonete branco (Lux);
- tampinha;
- fita crepe;
- recipientes com água;
- toalha ou pano macio pra secar o pincel e o palito;
- pincel redondo nº12 - Raphael;
- tintas aquarela nas cores: Turqouise, Permanent Red Medium; Yellow; Dioxazine Purple; Leaf Green; Quinacridone Rose;
- Adhesive Eraser, Xyron;
- Marcador Preto, Mitsubishi.
- Canson XL Aquarelle Block, 300g / m²;
- Drawing Gum, Pebeo (Liquid Mask);
- wooden toothpick;
- fine brush to apply the mask;
- white soap (Lux);
- bottle cap;
- tape;
- containers with water;
- towel or soft cloth to dry the brush and toothpick;
- round brush # 12 - Raphael;
- watercolor: Turqouise, Permanent Red Medium; Yellow; Dioxazine Purple; Leaf Green; Quinacridone Rose;
- Adhesive Eraser, Xyron;
- Black Marker, Mitsubishi.
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