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Hoje vamos ver como a Escala Tonal pode nos ajudar a perceber o volume de um objeto, a torna-lo 3D.
A forma como pegamos no lápis é importante e vamos mudando a posição dele durante o desenho. Por exemplo, na foto abaixo pegamos o lápis bem perto da ponta quando queremos traços mais precisos ou mais fortes.
Today we will see how the Tonal Scale can help us to perceive the volume of an object, to make it 3D.
The way we hold the pencil is important and we keep changing its position during the drawing. For example, in the picture below we hold the pencil very close to the tip when we want more accurate or stronger strokes.
Nesta outra foto abaixo seguramos o lápis com praticamente todos os dedos para cobrir uma área maior e mais rápido quando estamos sombreando, ou quando estamos começando um traçado de forma bem livre.
In this other photo below we hold the pencil with practically all the fingers to cover a bigger and faster area when we are shading, or when we are starting a stroke of very free form.
Na foto abaixo vemos uma outra forma de segurar o lápis, mas prendendo um pouco entre os dedos pra que fique mais firme e desse jeito conseguimos um pouco mais de precisão do que a forma de segurar o lápis da foto acima.
In the picture below we see another way of holding the pencil, but holding it a little between the fingers so that it is firmer and this way we achieved a little more precision than the way we did on the photo above.
Para traçar um círculo á mão livre gosto de apoiar um dos dedos no papel e fazendo um movimento circular com o ombro (e não com o pulso) vou descendo suavemente o lápis sobre o papel até obter uma linha suave: o nosso círculo.
To draw a free hand circle I like to support one of the fingers on the paper and making a circular movement with the shoulder (and not with the wrist) I gently low the pencil on the paper until a smooth line appears: our circle.
Em seguida, determino onde está o meu ponto de luz e traço uma linha passando pelo meu círculo, como mostra a foto abaixo.
O primeiro ponto onde a linha alcança o círculo será o ponto mais claro da minha esfera e o segundo ponto (passando através do círculo) onde a linha alcança o outro lado do círculo será o ponto mais escuro da minha esfera.
Then I determine where my light spot is and trace a line passing through my circle, as shown in the photo below.
The first point where the line reaches the circle will be the lightest point on my sphere, and the second point (passing through the circle) where the line reaches the other side of the circle will be the darkest point on my sphere.
A partir da determinação do ponto mais claro e do mais escuro começo a sombrear a minha esfera e para isso escolhi 4 tons da cor preta.
Também sei que na parte central da minha esfera estarão os tons médios e preciso fazer uma transição suave entre um tom e outro para que fique imperceptível e assim eu consiga transmitir a ideia de que o objeto (a esfera) tem um volume, não é um objeto achatado.
From the determination of the lightest and darkest point I begin to shade my sphere and for this I chose 4 shades (or tones) of black color.
I also know that in the middle part of my sphere there will be the midtones and I need to make a smooth transition between one tone and another so that it is imperceptible and so I can convey the idea that the object (the sphere) has a volume, it is not a flat object.
O uso de um esfuminho e de uma borracha maleável ajuda a fazer a transição dos tons e assim vamos trabalhando o desenho até obtermos um resultado satisfatório.
The use of a smudge and a soft rubber helps to make the transition of the tones and so we work the drawing until we get a satisfactory result.
Agora é a vez de definir onde estará a sombra da nossa esfera! Quando temos uma sombra afastada do objeto, sem fazer contato com ele, significa que o objeto está flutuando acima de uma superfície.
Now it is the time to define where the shadow of our sphere will be! When we have a shadow away from the object without making contact with it, it means that the object is floating above a surface.
Mas, no caso da nossa esfera a sombra está logo abaixo e em contato direto com ela, ou seja, a esfera está sobre uma superfície. De acordo com a posição do ponto de luz, que está à esquerda, projetamos uma sombra à direita da esfera.
But in the case of our sphere the shadow is just below and in direct contact with it, that is, the sphere is on a surface. According to the position of the light point, which is to the left, we project a shadow to the right of the sphere.
Fazemos a sombra com os mesmos tons que usamos na esfera e levamos em consideração o fato de que a luz bate na superfície e reflete na esfera, tornando-a ligeiramente clara em seu tom mais escuro, em um pequeno filete.
No vídeo eu explico bem como isso acontece, vamos ver?
We make the shadow with the same shades that we use in the sphere and take into account the fact that the light hits the surface and reflects on the sphere, making it slightly clear on its darker tone, in a small fillet.
In the video below I explain how this happens.
VÍDEO:
https://youtu.be/AbvKw8uShvk
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