sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Como pintar páginas da Bíblia (Como pintar em papel fino) (How to Paint on Bible Pages) - VIDEO




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Olámores, hoje vou atender a pedidos e mostrar como pintar nas folhas finas da Bíblia e não borrar o outro lado, e o segredo é simples: vamos usar o Clear Gesso (Gesso Transparente).





Existem Bíblias com espaço nas laterais das páginas, próprias pra desenhar e pintar, e como não entendo nada de Bíblia não sei dizer qual o tipo de papel dessas Bíblias especiais pra pintura e também não sei se já são vendidas no Brasil. Nos Eua eu sei que tem.





Bom, o Gesso Clear eu mostrei como fazer em um dos meus vídeos, AQUI. Preparei as páginas antes passando uma camada fina de gesso na parte que eu ia pintar, deixei secar.





Fiz desenhos simples com marcador permanente preto da Mitsubishi, não pretendi fazer nenhuma obra de arte, são desenhos apenas pra testes.





O primeiro teste que fiz foi com lápis de cor comum. A cor fica "chapada" porque não consegui mesclar as cores em cima do papel devido á cola existente no Clear Gesso, mas considerei o resultado bom.


Hi dears, today I am showing how to paint on the thin sheets of the Bible and not blur the other side, and the secret is simple: let's use Clear Gesso.


There are Bibles with space on the sides of the pages, suitable for drawing and painting, and since I do not understand anything about the Bible I do not know what kind of paper these special Bibles are made for painting and I do not know if they are already sold in Brazil. In the US I know you can buy one.


Well, Clear Gesso? I showed how to make it  in one of my videos, HERE. I prepared the pages before, passing a thin layer of clear gesso to the part that I was going to paint, I let it dry.


I made simple designs with Mitsubishi black permanent marker, and I did not intend to do any work of art, they are drawings just for tests.




The first test I did was with ordinary colored pencils. The color gets "flat" because I could not blend the colors on top of the paper because of the glue in the Clear Gesso, but I considered the result good.








Do outro lado da folha ficou aparecendo tanto o marcador quanto a pintura, claro, porque a folha é muito fina, mas o marcador não borrou o outro lado e isso foi ótimo.

On the other side of the sheet, the marker and the painting appeared, of course, because the sheet is very thin, but the marker did not blur the other side and that was great.









O teste seguinte foi com caneta hidrocor, e desta vez o desenho apareceu mais do outro lado da folhas mas também não borrou. Então, também está aprovado.

The next test was with a watercolor pen, and this time the design appeared more on the other side of the sheets but also did not blur. So, it is also approved.









Depois foi a vez da aquarela e eu já imaginava que seria um pouco difícil de pintar porque a aquarela precisa que o papel absorva a tinta, e como o Clear Gesso é feito com cola e cola é uma substância que torna a superfície impermeável, eu estava certa! Consegui pintar, mas a  tinta "dança" um pouco sobre o papel e a evaporação da água dela se dá pelo meio ambiente e não pela absorção do papel. Não fiquei fã desse resultado.

Também não houve passagem de tinta pro outro lado da folha.

Then it was the turn of the watercolor and I already imagined that it would be a bit difficult to paint because the watercolor needs the paper to absorb it, and since the Clear Gesso is made with glue and glue is a substance that makes the surface impervious, I was certain! I was able to paint, but the paint  "danced" a little on the paper and the evaporation of the water in it happens through the environment and not through the absorption of the paper. I was not a fan of that result.



There was also no ink passing to the other side of the sheet.









Por fim, resolvi experimentar a tinta acrílica. Com pincel molhado em água e depois em cada cor, fui passando nos desenhos e  ficou ótimo! A tinta cobria bem o papel e apesar da água, como molhei pouco o pincel, a tinta não ficou "dançando" em cima do papel. As cores ficaram vivas e fortes do jeito que as coloquei. Usei cores diretamente dos vidros, sem misturar, mas claro que cada pessoa pode fazer a mistura que quiser e aplicar no papel. Também não houve passagem da tinta pro outro lado da folha.

Pra mim, este foi o melhor resultado.

Finally, I decided to try the acrylic paint. With a brush wet in water and then in each color, I went through the drawings and it was great! The ink covered the paper well and despite the water, as I dabbed the brush a little, the ink did not "dance" on the paper. The colors came alive and strong the way I put them. I used colors directly from the glass without mixing, but of course each person can make the mixture they want and apply it to the paper. There was also no passing of the paint to the other side of the sheet.



For me, this was the best result.













A conclusão que cheguei é que de todas as tintas que usei, a acrílica é a que oferece mais poder de cobertura com resultado mais bonito, mas claro que isso também é uma questão de gosto pessoal.





Vamos ver o vídeo? Nele vemos melhor todo o processo e os resultados.

So I've come to the conclusion that of all the paints I've used, the acrylic is the one that offers the most coverage power with the most beautiful result, but of course this is also a matter of personal taste.

Let's watch the video!? In it we better see the whole process and the results.




VIDEO:






quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Flores de Primavera - Aquarela #13 (Spring Flowers - Watercolor # 13) - VIDEO




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Bem, bem, a Primavera chegou e com ela as flores e a Natureza como um todo renovam a vida, brotam em cores e perfumes!





Eu gosto da Primavera, embora ela seja uma espécie de "preparação" pro Verão (e aqui o Verão é um caldeirão de água fervente) gosto de ver a mudança quase brusca do Inverno pra Primavera. Não vou falar do Inverno (adoro!), prometo!





E pra comemorar mais uma Primavera no Hemisfério Sul vamos fazer uma aquarela com flores, bem soltinha? É isso mesmo, você também pode fazer sim, é fácil e fiz o vídeo abaixo em tempo real justamente pra você poder acompanhar e fazer junto comigo.


Well, well, Spring has come and with it the flowers and Nature as a whole renew life, sprout in colors and perfumes!


I like Spring, although it is a kind of "preparation" for the Summer (and here Summer is a cauldron of boiling water) I like to see the change almost abrupt from Winter to Spring. I will not talk about Winter (I love it!), I promise!




And to celebrate another Spring in the Southern Hemisphere, let's make a watercolor with flowers, a loose one? That's right, you can also paint it, it's easy and I made the video below in real time  so you can follow up and do it with me.













Demorei cerca de 25 a 30 minutos, no máximo, pra pintar. Preparei as aguadas antes, em quantidade boa pra que não faltasse e eu tivesse que preparar mais durante a pintura.


Essa é uma distração que muitas vezes acontece: fazer pouca tinta e ter que fazer mais depois. Nem sempre conseguimos fazer os mesmos tons, além disso, enquanto estamos refazendo a tinta, a que pintamos fica seca e assim perdemos a chance de fazer alguns efeitos na pintura.


It took me about 25-30 minutes at most to paint. I prepared the waterworks washes before, in good quantity so that it would not be lacking and I had to prepare more during the painting.




This is a distraction that often happens: to get a little paint and have to do more later. We can not always do the same tones, and while we are reworking the paint, the paint on the paper becomes dry and we miss the chance to do some painting effects.










Vamos ver o material que usei: 


- papel Markatto bianco, 250g/m²: esse papel é o mesmo de alguns Sketchbooks pra Aquarela que estão á venda na loja do Estúdio Brigit;


- pincel LOEW-CORNELL 7930 Flora nº10 (pincel língua de gato);


- 2 recipientes com água limpa;


- toalha pequena;


- fita crepe;


- pedaço de papelão para servir de base;


- aquarela nas cores:  


* Phtalo Green e Turquoise da Winsor&Newton; 


* Quinacridone Rose, Sepia, Mader Lake Deep, Olive Green, da Van Gogh; 


* Purple Blue e Leaf Green da Sakura.

 Let's see the material I used:

LOEW-CORNELL 7930 brush Flora nº10 (Cat's tongue brush);

- Markatto bianco paper, 250g / m²: this paper is the same as some Sketchbooks for Watercolor that are for sale in the Estudio Brigit' store;

- 2 containers with clean water;

- small towel;

- crepe tape;

- piece of cardboard to serve as a base;

- watercolor:

* Phtalo Green and Turquoise by Winsor & Newton;

* Quinacridone Rose, Sepia, Mader Lake Deep, Olive Green by Van Gogh;

* Purple Blue, Leaf Green by Sakura.









Gostou? Se gostou corre lá no YouTube e deixa o seu "like" no vídeo, compartilhe-o nas suas redes sociais e siga o Estúdio Brigit no YouTube, no Instagram e também no Facebook!





Ah, você quer um Sketchbook? Na loja tem, AQUI.


How do you like it?! If you do, leave your "like" in the video, share it on your social networks and follow Estúdio Brigit on YouTube, Instagram and Facebook!




Oh, you want a Sketchbook? HERE you are!


VIDEO: 







terça-feira, 26 de setembro de 2017

Livro Medieval Tieknot #2 (Medieval Book "Tieknot") - VIDEO







Olámores! 





Outro Livro Medieval Tieknot mas desta vez em formato paisagem, ou seja,  deitado, do jeito que boa parte dos artistas gostam. (Video abaixo)


Hi, dears!


Another Medieval Book "Tieknot" but this time in landscape format, that is, lying down, the format most of the artists prefer.









Escrever, desenhar e pintar em um Livro Medieval, ou Sketchbook Medieval, é diferente, charmoso e único! Neste você pode usar marcadores, canetas e até gouache e aquarela não muito aguados.  Técnicas de pastel também ficam perfeitas nessas 42 folhas (84 páginas) de papel Reciclato com gramatura 120 e a costura longstitch permite uma abertura confortável na hora de desenhar e pintar.


Writing, drawing and painting in a Medieval Book, or Medieval Sketchbook, is different, charming and unique! In this one you can use markers, pens and even gouache and watercolor not too watery. Pastel techniques also look perfect on these 42 sheets (84 pages) of 120-gram Recycled paper, and the longstitch binding allows  a comfortable opening when drawing and painting.









É um livro com capa mole, em courinho preto e vinho,  medindo cerca de 16cm de base x 13cm de altura.


O fechamento é feito com cadarço e pesa apenas 180 gramas, ideal pra levar pra todos os lugares.


It is a book with soft cover, in black and white fake leather, measuring about 16cm of base x 13cm of height.


The closure is made with a shoelace and weighs only 180 grams, ideal to take to all places.







Acho que vou ficar com um deles pra mim! Bjus!

 I think I'll keep one of them for me!







VIDEO: