quarta-feira, 27 de março de 2019

DISCO CROMÁTICO #4: Combinação de Cores (CHROMATIC DISC # 4: Color Matching)




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Combinação de Cores! 



Esse é um assunto que sempre nos deixa com um ponto de interrogação na mente porque as dúvidas são muitas. Mas com a ajuda do Disco Cromático (ou Círculo Cromático) podemos entender melhor como as cores se comportam quando combinadas, e esse entendimento pode nos levar a uma melhoria enorme na hora de pintar, de escolher nossas roupas, as cores da nossa casa, do nosso trabalho.....porque é preciso harmonizar os pigmentos de forma que nos tragam paz, energia, serenidade, força, etc...



 Muitas cores quando combinadas nos trazem sentimentos bons, mas outras podem nos influenciar de forma catastrófica! 



Há uma parte dos artistas que separam Cores Frias (que trazem sensação de calma e paz) e Cores Quentes (que trazem sensação de calor e de ação) da seguinte forma:

Azuis, verdes e uma parte de violetas e uma parte de amarelos como sendo cores frias e outra parte de amarelos, laranjas, vermelhos como sendo cores quentes.



Eu faço parte da turma que discorda.



E o motivo é simples: quando olhamos o Disco Cromático cru, com as Cores Primárias, Secundárias e terciárias bem definidas até que pode-se aceitar Cores Quentes e Frias. Mas quando expandimos nosso Disco, ou seja, quando expandimos as cores em centenas de matizes, quando tiramos os limites de onde começa uma e acaba a outra,  podemos ter vermelhos quentes e vermelhos frios, amarelos frios e quentes, etc....



Também podemos, através da técnica da Veladura, esquentar uma cor fria e esfriar uma cor quente, portanto separar cores atribuindo-lhes o rótulo fixo de frias ou quentes não funciona. 



Por exemplo, é dito que roxo é uma cor fria mas se esse roxo tiver mais parte vermelha do que azul ele "esquentará". De maneira inversa, se esse roxo tiver mais azul do que vermelho, ele será uma cor fria.



Nas fotos abaixo vemos alguns estudos de como as cores se comportam quando estão uma ao lado das outras. Muitas vezes uma cor faz com que sua vizinha seja mais perceptível, mais vibrante. Ou o contrário.



Color combination!

This is a subject that always leaves us with a question mark in the mind because the doubts are many. But with the help of the Chromatic Disc (or Chromatic Circle) we can better understand how colors behave when combined, and this understanding can lead to a huge improvement in painting, choosing our clothes, the colors of our home, our work ..... because it is necessary to harmonize the pigments in a way that brings us peace, energy, serenity, strength, etc ...

Many colors when combined bring us good feelings, but others can influence us in a catastrophic way!

There are a number of artists that separate Cold Colors (which bring a sense of calm and peace) and Warm Colors (which bring a sense of warmth and action) as follows:

Blues, greens and a part of violets and a part of yellows as being cold colors and another part of yellows, oranges, reds as being warm colors.

I am part of the class that disagrees.

And the reason is simple: when you look at the raw Chromatic Disc, with the Primary, Secondary and Tertiary Colors, they are well defined and we can accept Hot and Cold Colors. But when we expand our disc, that is, when we expand colors in hundreds of hues, when we remove the boundaries from where one begins and ends the other, we can have warm reds and hot reds, hot and cold yellows etc ...

We can also, through the technique of Velatura, heat a cold color and cool a warm color, so separating colors by assigning them the fixed label of cold or hot does not work for me.

For example, it is said that purple is a cold color but if that purple has more red part than blue it will "warm up". On the other hand, if this purple has more blue than red, it will be a cool color.

In the photos below we see some studies of how colors behave when they are next to each other. Often a color makes its neighbor more noticeable, more vibrant. Or the other way around.







Quando combinamos Cores Neutras temos uma Harmonia Acromática. 





Marrom é uma cor neutra, preto e branco são tecnicamente cores neutras que ficam ótimas ao lado de qualquer cor. Experimente! 


Combine a cor preta com todas as cores que você tiver e veja o resultado; faça isso também com a cor branca e marrom. Observe o efeito dessas cores quando postas lado a lado.





When we combine Neutral Colors we have an Achromatic Harmony.


Brown is a neutral color, black and white are technically neutral colors that look great next to any color. 


Try this:


Combine the color black with all the colors you have and see the result; do this also with the colors white and brown. Notice the effect of these colors when placed side by side.











O marrom é mais suave do que o preto, com certeza, e muito usado para delinear desenhos e dar um tom "terroso" ás pinturas.

Marrons alaranjados, avermelhados e amarelados formam misturas muito interessantes mas tente também colocar marrom ao lado de azuis, verdes e outros tons de laranja, amarelo e vermelho.



O melhor aprendizado é quando você pega o pincel e as tintas e estuda as combinações de cores!

Brown is softer than black, for sure, and much used to outline drawings and give a "earthy" tone to the paintings.

Orange, red, and yellowish browns form very interesting blends but try also to put brown next to blues, greens and other shades of orange, yellow and red.

The best learning is when you take the paintbrush and paint and study the color combinations!









Observe nas fotos como a cor preta e os dois tons de marrom modificam nossa percepção quando colocamos as mesmas cores ao seu redor. Algumas cores obtém mais realce enquanto outras ficam em segundo plano.



Notice in the photos how  black and the two shades of brown change our perception when we put the same colors around them. Some colors get more enhancement while others get in the background.







Assista ao vídeo abaixo e semana que vem falaremos mais um pouco desse mundo maravilhoso das cores:

Watch the video below and next week we'll talk more about this wonderful world of colors:









VÍDEO:








segunda-feira, 25 de março de 2019

OUTONO: Renove suas Folhas - Art Journaling (AUTUMN: Renew Your Leaves)







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"Minha nossa, que vontade de fazer uma Arte do Dia!"

Faz tempo que digo essa frase, desde o ano passado...mas estava tão envolvida com os Junk Journals que não consegui ter tempo pra relaxar e fazer essa arte!



E também o calor extremo aqui do Rio não permitia concentração alguma!! Que calor!!

Cheguei a sonhar com neve, chuva, frio.....adoro tudo isso.

"My goodness, how I wish to do an Art of the Day!"

I've been saying that phrase since last year ... but I was so involved with the Junk Journals that I did not have time to relax and do this art!

Also, the extreme heat here in Rio did not allow some concentration !! Hot like Hell !!

I even dreamed of snow, rain, cold ..... I love it all.







Chegamos em 2019, o verão acabou (graças a Deus!), entrou o Outono e me animei: é a hora de pegar meu material de arte, meu caderno e deixar a imaginação fluir e como adoro o Outono, claro que minha arte foi pra homenagear essa linda estação do ano.

We arrived in 2019, summer is over (thank goodness!), Autumn came in and I encouraged myself: it's time to get my art supplies, my notebook and let my imagination flow and as I love autumn, of course my art was to  honor this beautiful season of the year.







A arte foi bem simples: inicialmente usei stencil e gesso de textura, depois usei o crayon Gelatos nas cores verde, amarela, laranja, azul e vermelho para aguar 2 folhas brancas e deixei secar, recortei folhagens nessas folhas onde usei Gelatos...

The art was very simple: I initially used stencil and texture gesso, then I used Gelato crayons in the colors green, yellow, orange, blue and red to water 2 white sheets and let them all dry, I cut foliage on those sheets where I used Gelatos ...











.....preparei a base com gelatos também, usei carimbos de folhas, tinta metálica pra realçar a base e fui posicionando as folhagens pra compor uma floresta.

 ..... I prepared the base with Gelatos as well, I used stamps of leaves, some metallic ink to emphasize the details and I positioned the foliages to compose a forest.

















Na minha floresta há sempre personagens como duendes, por exemplo, e também fiz as laterais na cor dourada.

In my forest there are always characters like goblins, for example, and I also made the sides in the golden color.

















Sombreei com caneta marrom, afinal, sombra é vida, e com stencil fiz as letras da minha frase.

I shaded with brown pen, after all, shadow is life, and with stencil I made the letters of my sentence.











Então, renove suas folhas, aproveite o Outono e retire o que já não serve mais pra dar lugar a coisas novas, é essa a mensagem do Outono!

So, renew your leaves, enjoy the autumn and remove what is no longer useful to make room to new things, this is the message of Autumn!









Nesta arte usei:


- caderno;


- gesso de textura (tem vídeo meu lá no youtube);


- pincel;


- stencil (flocos e letras)


- Gelatos crayon;


- carimbos de folhas;


- tinta acrílica;


- glicerina;


- pasta metálica da Corfix;


- facas de corte (duendes e casas);


- tesoura;


- hidrocor marrom;


- cola comum;


- marcador permanente preto.


In this art I've  used:


- notebook;


- texture gesso (there is a diy texture gesso video  on my youtube channel);


- brush;


- stencil (flakes and letters)


- Gelatos crayon;


- stamps of leaves;


- acrylic paint;


- glycerin;


- Corfix metal paste;


- cutting knives (elves and houses);


- scissors;


- brown color pen;


- glue;


- black permanent marker.





VÍDEO:








quarta-feira, 20 de março de 2019

DISCO CROMÁTICO #3: Sombra e Perspectiva de 2 pontos





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No último post e vídeo falamos sobre como as Cores Complementares podem ser usadas para acrescentar interesse á sombra de um objeto.





Hoje vamos falar um pouco mais sobre esse artifício interessante, esse jogo de cores.





No exemplo abaixo, vemos um cubo, desenhado em perspectiva de forma correta e digo "de forma correta" porque quando estamos na escola, nos primeiros anos escolares, desenhamos um cubo com extrema facilidade durante a aula de matemática quando estamos aprendendo a calcular seus lados, seu volume, etc.... esse desenho simples e rápido é o que fiz a lápis, do lado esquerdo.





Do lado direito, em vermelho, um cubo em perspectiva de 2 pontos, bem mais interessante do que o anterior e você pode ver como desenha-lo corretamente no vídeo logo abaixo.





Perceba que vemos apenas 3 lados desse cubo, onde a fonte de luz está do lado direito e acima do cubo. Na parte de cima do cubo, a luz bate diretamente então temos um o tom mais claro de vermelho. 





No lado direito do cubo percebemos que uma parte é mais clara - a que está mais perto da luz - e outra parte mais escura - a que está mais afastada da luz.





 No lado esquerdo do cubo, temos o vermelho mais forte, mais pigmentado pois é o lado em que não há a incidência de luz e é a partir desse lado que a sombra se desenvolve.





Inicialmente pintei esse lado esquerdo do cubo com a tinta vermelha e num tom médio pintei também a sombra. Como usei aquarela, consegui pintar o verde por cima da sombra vermelha ainda úmida e obter um marrom, bem perto do cubo, e com o pincel fui estendendo a cor até o final da sombra onde ela fica mais clara.


Também manchei de marrom um pouco do lado esquerdo do cubo visto que nessa lateral não há luz.





Por fim, no vídeo você pode ver toda essa experiência de cores, pintei a sombra com um pouco de preto para vermos a diferença no interesse do olhar. A sombra feita com a mistura do vermelho e do verde é muito mais rica do que se a pintássemos apenas com a cor preta.





Faça essa experiência: desenhe objetos e use Cores Complementares para pinta-los e pintar suas sombras, depois desenhe os mesmos objetos novamente mas desta vez pinte suas sombras de preto, ou mesmo de marrom, e compare os resultados.





Semana que vem continuamos.









In the last post and video we talked about how Complementary Colors can be used to add interest to the shadow of an object.


Today we will talk a little more about this interesting artifice, this game of colors.


In the example above, we see a cube, drawn in perspective correctly, and I say "correctly" because when we are in the early school years we draw a cube with extreme ease during math class when we are learning to calculate its sides , its volume, etc .... this simple and fast drawing is what I did in pencil on the left side.


On the right side, in red, a cube in perspective of 2 points, much more interesting than the previous one and you can see how to draw it correctly in the video below.


Notice that we see only 3 sides of this cube, where the light source is on the right side and above the cube. On the top of the cube, the light beats directly then we have a lighter shade of red.


On the right side of the cube we notice that one part is lighter - the one that is closer to the light - and the other one is darker - the one that is further away from the light.


On the left side of the cube, we have the stronger red, more pigmented because it is the side where there is no incidence of light and it is from this side that the shadow develops.


Initially I painted this left side of the cube with the red paint and in an average tone I also painted the shadow. As I used watercolor, I managed to paint the green over the still damp red shade and get a brown, very close to the cube, and with the brush I spread the color until the end of the shade where it becomes lighter.


Also I stained brown a little on the left side of the cube since there is no light on this side.


Finally, in the video you can see all this experience of colors, I painted the shadow with a little black to see the difference in the interest of the look. The shade made with the mixture of red and green is much richer than if we had painted it only with the black color.


Make this experiment: Draw objects and use Complementary Colors to paint them and paint their shadows, then draw the same objects again but this time paint their shades with black, or even brown, and compare the results.


Next week we will continue.







VÍDEO: