sexta-feira, 26 de abril de 2019

PÓ COLORIDO PARA EMBOSSING - DIY (COLORFUL EMBOSSING POWDER) - VÍDEO




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Algumas pessoas me pediram pra mostrar como fazer pó para alto relevo mas o pó branco ou transparente é bem difícil de ser feito, ainda não consegui achar uma receita caseira pra isso. 





O que achei, há anos atrás, foi uma pessoa no Youtube mostrando como produzir esse pó quimicamente então pra fazer esse pó seria necessário ter um pequeno laboratório em casa.......... não sei mais onde está esse vídeo, talvez tenha sido retirado do Youtube, e sinceramente acho muito mais prático e econômico usar o pó branco ou transparente já pronto e a partir deles fazer pó colorido pra emboss.


Acho que comprar equipamento de laboratório só valeria a pena se fosse pra produzir esse pó em larga escala, pra vender. 


Pra consumo próprio, é melhor comprar.





Então o que podemos fazer é comprar o pó branco ou transparente para emboss e a partir dele produzir qualquer cor de pó pra emboss.


Some people have asked me to show how to make embossing powder but the white or transparent powder is very difficult to make at home, I still can not find a homemade recipe for it.


What I found years ago was a person on YouTube showing how to chemically produce this powder so to make this powder it would be necessary to have a small laboratory at home .......... I do not know where this video is nowadays, maybe it has been removed from Youtube, and frankly I find it much more practical and economical to buy white or clear powder  and with it  make colored powder for emboss.


I think buying laboratory equipment would only be worth it if it were to produce this powder in large-scale, to sell it.


For own consumption, it is better to buy.


So what we can do is buy the white or transparent embossing powder  and from it produce any color of embossing powder.
















O pó pra emboss é um pó seco, fino, então temos que adicionar ao pó branco um outro pó que também seja seco, fino, mas colorido.


Eu gosto de usar giz pastel seco porque até hoje é o que mistura melhor e dá melhor resultado, da seguinte forma: escolho a cor que quero e esfrego o pastel seco em uma lixa de unhas até obter uma quantidade de pó colorido, pode ser pouco pó porque o poder de tingimento é grande e sempre podemos lixar mais se for necessário.


Misturo esse pó colorido na proporção de uma parte de pó colorido pra dez partes de pó branco ou transparente e vou mexendo com uma espátula. O pó colorido vai colorindo o pó branco! 


The embossing powder is a fine, dry powder, so we have to add to the white embossing powder another powder that is also dry, fine, but colorful.


I like to use dry pastel chalk because until today it is the one that mixes better and gives better result, as follows: I choose the color I want and I scrub the dry pastel chalk  in a nail sand until I get a quantity of colored powder, it can be little powder because the dyeing power is great and we can always sand more if needed.


I mix this colored powder in the proportion of one part colored powder to ten parts white or transparent embossing powder and I stir it with a spatula. The colorful powder goes coloring the white embossing powder!














Se eu quiser uma cor mais forte basta lixar mais um pouco do giz pastel e acrescentar á mistura e assim vou fazendo o tom de cor que desejo: meu novo pó de emboss colorido.


Isso pode ser feito com todas as cores do giz pastel!


If I want a stronger color I just scrub a little more of the pastel chalk and add to the mixture and so I can make the color tone that I wish: my new colored embossing powder.


This can be done with all the colors of the pastel chalk!













A vantagem disso é que podemos fazer qualquer cor! Muitas vezes queremos comprar uma cor e não achamos nas lojas mas se tivermos o pó branco ou transparente como base, podemos rapidamente produzir a cor que queremos.


The advantage of this is that we can make any color! Many times we want to buy a color and we do not find it in the stores but if we have the white or transparent powder as a base, we can quickly produce the color we want.










Fiz uma experiência usando sombra para olhos para colorir o pó de emboss. Produtos de maquiagem normalmente tem algum tipo de gordura, então precisei amassar bem a sombra para olhos porque ela não era um pó fino e seco, ela tinha grumos, como se fossem pequenas bolinhas e quando misturei a sombra com o pó de emboss branco a mistura ficou grossa, meio pegajosa......vamos testar!


I did an experiment using eye shadow to color the embossing powder. Makeup products usually have some kind of fat, so I had to knead the eyeshadow because it was not a fine, dry powder, it had lumps, as if they were small balls, and when I mixed the shadow with the white embossing powder the mixture  got thick, kind of sticky ...... let's test!













Na foto abaixo fiz o teste usando o pó colorido que fiz com o giz pastel, ficou exatamente igual ao pó de emboss colorido á venda nas lojas. 


In the photo below I did the test using the colored powder I made with the pastel chalk, it was exactly the same as the colored powder for sale in the stores.










Nesta outra foto abaixo, usei o pó colorido obtido da mistura de sombra pra olhos, ele adere ao papel até porque existe gordura na sombra pra olhos mas o resultado não é tão delicado quanto o da foto acima.


Pode ser usado? Sim, se você não tiver outra opção use a sombra para olhos, mas com o giz pastel o trabalho fica muito melhor.





Veja a experiência completa no vídeo abaixo e também como fiz a mistura de pós.





Te vejo semana que vem!


In this other photo below, I used the colored powder obtained from the mixture of eye shadow, it adheres to the paper even because there is fat in the eye shadow  but the result is not as delicate as the one above.


Can it be used? Yes, if you do not have another option use the eye shadow, but with the dry pastel chalk the work gets much better.


See the full experience in the video below and also how I did the powder mix.


See you next week!












VÍDEO:






quarta-feira, 24 de abril de 2019

BAILARINAS & PINGENTES DECORADOS - DIY (Decorated pins and pendants) -VÍDEO




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Sabe aquelas presilhas metálicas  pra papel, as bailarinas? 


Normalmente são de alumínio branco, sem graça, sem cor, nada! Vamos torna-las lindas, coloridas, com glitter, brilhantes....maravilhosas? 





Com elas valorizamos os trabalhos em scrapbooking e em artesanato,  que ficam muito mais bonitos com bailarinas trabalhadas. Vamos aproveitar a técnica e fazer pingentes mais interessantes também!




You know those metal paper clips? In Brazil we call them "bailarinas" or "ballerinas", because they have "legs" that open like the legs of a classical ballet dancer performing espacate.


Usually they are white aluminum, not beautiful, have no color, nothing!


 Let's make them beautiful, colorful, glittery, shiny .... wonderful!


With them we value the work in scrapbooking and craftsmanship, which are much more beautiful with  worked clips. Let's enjoy the technique and make more interesting pendants too!








Eu usei um pedaço de espuma pra manter as bailarinas em pé, mas um pedaço de isopor também serve, e usei uma pinça pra facilitar na hora de pintar cada uma porque são objetos bem pequenos.



Usei esmaltes para unhas, de cores variadas, e simplesmente apliquei o esmalte na bailarina, pode ser uma ou duas demãos, e depois de bem seco pode-se colar uma pedrinha colorida em cima.

I've used a piece of foam to keep the clips standing, but a piece of styrofoam is also good, and I've used a pair of tweezers to make it easier to paint each one because they are very small objects.

I've used nail polishes of various colors, and I've simply applied the nail polish on the ballerina, it can be one or two coats, and after they dry we can glue a colored pebble on top.









Também fiz decoupage em algumas bailarinas: pintei inicialmente com esmalte branco, deixei secar, coloquei um pedaço bem pequeno de guardanapo em cima da bailarina e cobri com esmalte incolor, ficaram lindas!


I also made decoupage on some clips: I initially painted with white nail polish, let it dry, put a very small piece of napkin on top of the ballerina and covered with colorless polish, they look great!








Também apliquei glitter em algumas, essas ficaram absurdamente lindas! 



Eu fiz assim: apliquei esmalte incolor em uma bailarina já pintada e seca, em seguida mergulhei a bailarina no glitter porque o próprio esmalte incolor funcionou como se fosse cola. Está tudo bem detalhado no vídeo logo abaixo, vale a pena assistir.

I also applied glitter on some, these were absurdly beautiful!

I applied colorless polish on an already painted and dried ballerina, then plunged the ballerina into the glitter because the colorless polish itself worked as glue. Everything is well detailed in the video below, worth watching.









E como também tenho alguns pingentes metálicos em alumínio ou até em aço, resolvi pinta-los também: apenas apliquei o esmalte diretamente em cima de cada um! Alguns pingentes foram pintados completamente, outros tiveram apenas algumas partes pintadas.





Ficaram diferentes, ideais pra colocar em chaveiros, em tags, presos em páginas, em penduricalhos.....muito bonitos!


And since I also have some metallic pendants in aluminum or even in steel, I decided to paint them too: I just applied the polish directly on top of each one! Some pendants were painted completely, others had only a few painted parts.


They were different, ideal to put in keychains, in tags, stuck in pages, in hangers ..... cute!








E tudo isso bem explicado no vídeo, vem ver!

And all this well explained in the video below, come and see!









VÍDEO:






sábado, 20 de abril de 2019

DISCO CROMÁTICO #7: Como desenhar uma Esfera (CHROMATIC DISC # 7: Drawing a Sphere) - VÍDEO




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Hoje vamos ver como a Escala Tonal pode nos ajudar a perceber o volume de um objeto, a torna-lo 3D.





A forma como pegamos no lápis é importante e vamos mudando a posição dele durante o desenho. Por exemplo, na foto abaixo pegamos o lápis bem perto da ponta quando queremos traços mais precisos ou mais fortes.


Today we will see how the Tonal Scale can help us to perceive the volume of an object, to make it 3D.


The way we hold the pencil is important and we keep changing its position during the drawing. For example, in the picture below we hold the pencil very close to the tip when we want more accurate or stronger strokes.








Nesta outra foto abaixo seguramos o lápis com praticamente todos os dedos para cobrir uma área maior e mais rápido quando estamos sombreando, ou quando estamos começando um traçado de forma bem livre.

In this other photo below we hold the pencil with practically all the fingers to cover a bigger and faster area when we are shading, or when we are starting a stroke of very free form.









Na foto abaixo vemos uma outra forma de segurar o lápis, mas prendendo um pouco entre os dedos pra que fique mais firme e desse jeito conseguimos um pouco mais de precisão do que a forma de segurar o lápis da foto acima.

In the picture below we see another way of holding the pencil, but holding it a little between the fingers so that it is firmer and this way we achieved a little more precision than the way we did on the photo above.









Para traçar um círculo á mão livre gosto de apoiar um dos dedos no papel e fazendo um movimento circular com o ombro (e não com o pulso) vou descendo suavemente o lápis sobre o papel até obter uma linha suave: o nosso círculo.

To draw a free hand circle I like to support one of the fingers on the paper and making a circular movement with the shoulder (and not with the wrist) I gently low the pencil on the paper until a smooth line appears: our circle.













Em seguida, determino onde está o meu ponto de luz e traço uma linha passando pelo meu círculo, como mostra a foto abaixo.

O primeiro ponto onde a linha alcança o círculo será o ponto mais claro da minha esfera e o segundo ponto (passando através do círculo) onde a linha alcança o outro lado do círculo será o ponto mais escuro da minha esfera.

Then I determine where my light spot is and trace a line passing through my circle, as shown in the photo below.



The first point where the line reaches the circle will be the lightest point on my sphere, and the second point (passing through the circle) where the line reaches the other side of the circle will be the darkest point on my sphere.













A partir da determinação do ponto mais claro e do mais escuro começo a sombrear a minha esfera e para isso escolhi 4 tons da cor preta.

Também sei que na parte central da minha esfera estarão os tons médios e preciso fazer uma transição suave entre um tom e outro para que fique imperceptível e assim eu consiga transmitir a ideia de que o objeto (a esfera) tem um volume, não é um objeto achatado.

From the determination of the lightest and darkest point I begin to shade my sphere and for this I chose 4 shades (or tones) of black color.

I also know that in the middle part of my sphere there will be the midtones and I need to make a smooth transition between one tone and another so that it is imperceptible and so I can convey the idea that the object (the sphere) has a volume, it is not a flat object.













O uso de um esfuminho e de uma borracha maleável ajuda a fazer a transição dos tons e assim vamos trabalhando o desenho até obtermos um resultado satisfatório.

The use of a smudge and a soft rubber helps to make the transition of the tones and so we work the drawing until we get a satisfactory result.









Agora é a vez de definir onde estará a sombra da nossa esfera! Quando temos uma sombra afastada do objeto, sem fazer contato com ele, significa que o objeto está flutuando acima de uma superfície. 

Now it is the time to define where the shadow of our sphere will be! When we have a shadow away from the object without making contact with it, it means that the object is floating above a surface.









Mas, no caso da nossa esfera a sombra está logo abaixo e em contato direto com ela, ou seja, a esfera está sobre uma superfície. De acordo com a posição do ponto de luz, que está à esquerda, projetamos uma sombra à direita da esfera.

But in the case of our sphere the shadow is just below and in direct contact with it, that is, the sphere is on a surface. According to the position of the light point, which is to the left, we project a shadow to the right of the sphere.









Fazemos a sombra com os mesmos tons que usamos na esfera e levamos em consideração o fato de que a luz bate na superfície e reflete na esfera, tornando-a ligeiramente clara em seu tom mais escuro, em um pequeno filete. 



No vídeo eu explico bem como isso acontece, vamos ver?

We make the shadow with the same shades that we use in the sphere and take into account the fact that the light hits the surface and reflects on the sphere, making it slightly clear on its darker tone, in a small fillet.

In the video below I explain  how this happens.











VÍDEO:





https://youtu.be/AbvKw8uShvk