quarta-feira, 8 de maio de 2019

COMO FAZER FITA FRUFRU - (DIY kneaded ribbon) - VÍDEO




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Fita Frufru?? Mas o que é isso? 





São aquelas fitas bem amassadinhas que vemos em livros, Junk Journals, marcadores de página, tags, caixas, presas em papéis, amarrando envelopes......podem ser de qualquer cor e de qualquer tamanho, o que importa é que estejam bem amassadas!



 Ah, e podem ser envelhecidas também, ficam lindas e diferentes! 

Kneaded ribbon?? But what is this?

They are those ribbons that we see in books, Junk Journals, page markers, tags, boxes, paper clips, tying envelopes ...... they can be of any color and any size, what matters is that they are well kneaded, absolutely wrinkled!

Oh, and they can be aged too, they look beautiful and different!







Escolhemos uma fita de cetim ou de tecido, em grande quantidade porque é bem mais prático fazer e deixar as fitas prontas dentro de uma caixa para serem usadas.

Depois escolhemos algum tipo de envelhecedor: café, tinta acrílica marrom bem diluída em água, refil de carimbeira Distress Vintage Photo ou Amber, ou qualquer outro produto que você goste de usar para envelhecer.

We chose a satin or fabric ribbon in large quantity because it is much more practical to make and have the ribbons ready to be used inside a box. in a good amount.

Then we choose some type of aging: coffee, water-diluted brown acrylic paint, Distress Vintage Photo or Amber, or any other product you like to use to age.











Em seguida, amassamos e misturamos bem as fitas,  borrifamos com o envelhecedor até que fiquem com aparência antiga e continuamos amassando.

Then we knead and mix the ribbons, sprinkle them with the aging liquid or so, until they look old, and continue kneading.













Por fim, borrifamos bastante  spray de cabelo nas fitas porque quando o spray secar vai ajudar a preservar o amassado, que é a principal característica da fita FRUFRU.

 Finally, we spray a lot of hair spray on the ribbons because when the spray dries it  helps preserve the wrinkling, which is the main feature of the FRUFRU ribbon (Kneaded ribbon).







Fazemos uma bolinha com as fitas, bem amassada, e amarramos a bolinha com barbante ou linha.

We make a well kneaded ball with the ribbons,  and tie the ball with a string.











Colocamos ao sol para secar, demora bastante,  mas o importante é que a bolinha fique bem seca!

We put it in the sun to dry, it takes a lot of time, but the important thing is that the ball gets dry!







Depois de bem seca, é só retirar o barbante ou linha e voilà! Uma linda fita FRUFRU pronta pra ser usada quando você precisar!



Veja todo o procedimento no vídeo abaixo e me diga que gostou dando "like" no vídeo. Ah, e não esqueça de se inscrever no canal (Youtube) e de ativar o sino das notificações.

Once dry, just remove the string and voilà! A gorgeous ribbon  ready to be used when you need it!

See the whole procedure in the video below and tell me if you liked it by giving me a thumbs up in the video. Oh, and do not forget to sign up for the channel (Youtube) and activate the notification bell.









VÍDEO:







sábado, 4 de maio de 2019

CILINDRO: Como desenhar e Sombrear (CYLINDER: How to Draw and Shade) - VÍDEO




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Como desenhar e sombrear cilindro?


Mas qual é a importância disso? 





Olhe ao seu redor e veja como tudo, todos os objetos que você vê contém ou estão contidos em alguma forma geométrica seja ela um cubo, esfera, cone, cilindro, etc...







Então se você quer desenhar melhor qualquer objeto, comece conhecendo bem as formas geométricas básicas, como desenha-las e como fazer o jogo de luz e sombra nelas e assim você consegue desenhar tudo que está ao seu redor!


How to draw and shade a cylinder?


But what is the importance of this?


Look around you and see how everything, all the objects you see, contain or are contained in some geometric form that may be it a cube, a sphere, a cone, a cylinder, etc ...




So if you want to better draw any object, start by getting to know the basic geometric shapes, how to draw them and how to make tthe light and the shadow on them and so you can draw everything that is around you!




Sombrear um objeto nos dá a ideia de sua dimensão e saber como é a sombra desse objeto é bem simples: coloque-o sobre uma folha de papel branca e ligue a lanterna do celular em cima dele; brinque um pouco! veja o que acontece com a sombra quando você afasta ou aproxima a lanterna.

Shading an object gives us the idea of its size and knowing the shadow of this object is very simple: place it on a sheet of white paper and attach the flashlight of the cell phone on top of it; play a little: see what happens to the shadow when you zoom out or approach the flashlight.








Agora vamos desenhar um cilindro mas antes vamos desenhar um círculo à mão livre mas desta vez com o auxílio de um quadrado. No vídeo anterior, quando desenhei uma esfera, fiz um círculo sem esse artifício do quadrado.

A partir daí vamos entender como o nosso círculo se transforma em uma elipse.

Now let's draw a cylinder but first let's draw a freehand circle but this time with the help of a square. In the previous video, when I drew a sphere, I made a circle without this artifice of the square.

From this on we will understand how our circle turns into an ellipse.











Vamos usar como exemplo um copo, para entendermos melhor. Quando olhamos o copo de cima vemos um círculo perfeito mas á medida em que vamos virando o copo, o círculo vai ficando achatado, muda de forma, transforma-se numa elipse.

Let's use a glass as an example, to understand it better. When we look at the glass from above we see a perfect circle but as we turn the glass, the circle becomes flattened, changes shape, becomes an ellipse.







Vamos "achatar" também a figura do quadrado, teremos o desenho de uma elipse.

Let's also flatten the figure of the square, we will have the drawing of an ellipse.







Em muitos e muitos desenhos precisamos saber como desenhar uma elipse, caso contrário, vemos xícaras bem estranhas como essa da direita, na foto abaixo.

In many and many drawings we need to know how to draw an ellipse, otherwise we see very strange cups like the one on the right, in the picture below.







E como desenhamos um cilindro? A partir de duas elipses do mesmo tamanho unidas por 2 linhas retas!

 And how do we draw a cylinder? From two ellipses of the same size joined by 2 straight lines!







Apagamos as linhas auxiliares (as usadas para fazer a elipse) menos as linhas da elipse inferior.

We delete the auxiliary lines (those used to make the ellipse) minus the lines of the lower ellipse.







Determinamos o ponto de luz e  sua sombra.

We determine the point of light and its shadow.







Do ponto onde projetamos a sombra traçamos 2 retas tangentes à elipse inferior.

 From the point where we project the shadow we draw 2 lines tangent to the lower ellipse.











De cada ponto da tangente subimos uma reta até atingir a elipse superior, assim teremos 2 pontos também na elipse superior.

From each point of the tangent we ascend a line until reaching the upper ellipse, so we will also have 2 points in the upper ellipse.











A partir do nosso ponto de luz traçamos 2 retas, cada uma passando pelo ponto de tangente da elipse superior até que cruzem as retas obtidas das tangentes da elipse inferior.

From our point of light we draw 2 straight lines, each passing through the point of tangent of the upper ellipse until they intersect the lines obtained from the tangents of the lower ellipse.













Apagamos as linhas auxiliares e temos o nosso cilindro e sua sombra perfeitamente projetada; note que a extremidade da sombra é arredondada.

We erase the auxiliary lines and here is our cylinder and its shadow perfectly projected; realize that the edge of the shadow is rounded.







Agora é o momento de sombrear nosso cilindro de acordo com o ponto de luz! Podemos escolher 3, 4 ou até 5 tons na Escala Tonal, que nos ajudarão a sugerir o volume, a dimensão do cilindro. Eu gosto de usar 4 tons. 

Isso também foi feito no vídeo anterior quando desenhamos a esfera a partir de um círculo.

Se você não viu o post anterior, veja aqui: http://bit.ly/2ZWj3j0

 Now it is the time to shade our cylinder according to the point of light! We can choose 3, 4 or even 5 tones in the Tonal Scale, which will help us to suggest the volume, the size of the cylinder. I like to use 4 tones.

This was also done in the previous video when we drew the sphere from a circle.

If you have not seen the previous post, here is it: http://bit.ly/2ZWj3j0















No topo do cilindro podemos sombrear de acordo com o efeito que queremos: se o cilindro for oco ou se for uma peça inteira. 

No cilindro oco, a parte de cima é sombreada perto da luz e iluminada em seu lado mais afastado.

No cilindro inteiro, a parte de cima é quase branca porque a luz incide diretamente sobre a peça.

The top of the cylinder can be shaded according to the effect we want: if the cylinder is hollow or if it is a whole piece.

In the hollow cylinder, the upper part is shaded near the light spot and illuminated on its farthest side.

In the whole cylinder, the upper part is almost white because the light falls directly on the upper part.







Eu convido você a ASSISTIR este e também os outros vídeos do Estúdio Brigit no Youtube, mesmo que você não saiba português, porque apenas assistindo ao vídeo, vendo as imagens,  o entendimento é possível. 

E se você gostar do vídeo, inscreva-se no canal, me dê um 'like' para que eu saiba que você gostou.

I invite you to WATCH this and also the other Estúdio Brigit's videos on Youtube, even if you do not know Portuguese, because just watching the video, seeing the images, it is easy to understand.

And if you like the video, sign up for the channel, give me a thumbs up to let me know you like it.












VÍDEO:






sexta-feira, 26 de abril de 2019

PÓ COLORIDO PARA EMBOSSING - DIY (COLORFUL EMBOSSING POWDER) - VÍDEO




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Algumas pessoas me pediram pra mostrar como fazer pó para alto relevo mas o pó branco ou transparente é bem difícil de ser feito, ainda não consegui achar uma receita caseira pra isso. 





O que achei, há anos atrás, foi uma pessoa no Youtube mostrando como produzir esse pó quimicamente então pra fazer esse pó seria necessário ter um pequeno laboratório em casa.......... não sei mais onde está esse vídeo, talvez tenha sido retirado do Youtube, e sinceramente acho muito mais prático e econômico usar o pó branco ou transparente já pronto e a partir deles fazer pó colorido pra emboss.


Acho que comprar equipamento de laboratório só valeria a pena se fosse pra produzir esse pó em larga escala, pra vender. 


Pra consumo próprio, é melhor comprar.





Então o que podemos fazer é comprar o pó branco ou transparente para emboss e a partir dele produzir qualquer cor de pó pra emboss.


Some people have asked me to show how to make embossing powder but the white or transparent powder is very difficult to make at home, I still can not find a homemade recipe for it.


What I found years ago was a person on YouTube showing how to chemically produce this powder so to make this powder it would be necessary to have a small laboratory at home .......... I do not know where this video is nowadays, maybe it has been removed from Youtube, and frankly I find it much more practical and economical to buy white or clear powder  and with it  make colored powder for emboss.


I think buying laboratory equipment would only be worth it if it were to produce this powder in large-scale, to sell it.


For own consumption, it is better to buy.


So what we can do is buy the white or transparent embossing powder  and from it produce any color of embossing powder.
















O pó pra emboss é um pó seco, fino, então temos que adicionar ao pó branco um outro pó que também seja seco, fino, mas colorido.


Eu gosto de usar giz pastel seco porque até hoje é o que mistura melhor e dá melhor resultado, da seguinte forma: escolho a cor que quero e esfrego o pastel seco em uma lixa de unhas até obter uma quantidade de pó colorido, pode ser pouco pó porque o poder de tingimento é grande e sempre podemos lixar mais se for necessário.


Misturo esse pó colorido na proporção de uma parte de pó colorido pra dez partes de pó branco ou transparente e vou mexendo com uma espátula. O pó colorido vai colorindo o pó branco! 


The embossing powder is a fine, dry powder, so we have to add to the white embossing powder another powder that is also dry, fine, but colorful.


I like to use dry pastel chalk because until today it is the one that mixes better and gives better result, as follows: I choose the color I want and I scrub the dry pastel chalk  in a nail sand until I get a quantity of colored powder, it can be little powder because the dyeing power is great and we can always sand more if needed.


I mix this colored powder in the proportion of one part colored powder to ten parts white or transparent embossing powder and I stir it with a spatula. The colorful powder goes coloring the white embossing powder!














Se eu quiser uma cor mais forte basta lixar mais um pouco do giz pastel e acrescentar á mistura e assim vou fazendo o tom de cor que desejo: meu novo pó de emboss colorido.


Isso pode ser feito com todas as cores do giz pastel!


If I want a stronger color I just scrub a little more of the pastel chalk and add to the mixture and so I can make the color tone that I wish: my new colored embossing powder.


This can be done with all the colors of the pastel chalk!













A vantagem disso é que podemos fazer qualquer cor! Muitas vezes queremos comprar uma cor e não achamos nas lojas mas se tivermos o pó branco ou transparente como base, podemos rapidamente produzir a cor que queremos.


The advantage of this is that we can make any color! Many times we want to buy a color and we do not find it in the stores but if we have the white or transparent powder as a base, we can quickly produce the color we want.










Fiz uma experiência usando sombra para olhos para colorir o pó de emboss. Produtos de maquiagem normalmente tem algum tipo de gordura, então precisei amassar bem a sombra para olhos porque ela não era um pó fino e seco, ela tinha grumos, como se fossem pequenas bolinhas e quando misturei a sombra com o pó de emboss branco a mistura ficou grossa, meio pegajosa......vamos testar!


I did an experiment using eye shadow to color the embossing powder. Makeup products usually have some kind of fat, so I had to knead the eyeshadow because it was not a fine, dry powder, it had lumps, as if they were small balls, and when I mixed the shadow with the white embossing powder the mixture  got thick, kind of sticky ...... let's test!













Na foto abaixo fiz o teste usando o pó colorido que fiz com o giz pastel, ficou exatamente igual ao pó de emboss colorido á venda nas lojas. 


In the photo below I did the test using the colored powder I made with the pastel chalk, it was exactly the same as the colored powder for sale in the stores.










Nesta outra foto abaixo, usei o pó colorido obtido da mistura de sombra pra olhos, ele adere ao papel até porque existe gordura na sombra pra olhos mas o resultado não é tão delicado quanto o da foto acima.


Pode ser usado? Sim, se você não tiver outra opção use a sombra para olhos, mas com o giz pastel o trabalho fica muito melhor.





Veja a experiência completa no vídeo abaixo e também como fiz a mistura de pós.





Te vejo semana que vem!


In this other photo below, I used the colored powder obtained from the mixture of eye shadow, it adheres to the paper even because there is fat in the eye shadow  but the result is not as delicate as the one above.


Can it be used? Yes, if you do not have another option use the eye shadow, but with the dry pastel chalk the work gets much better.


See the full experience in the video below and also how I did the powder mix.


See you next week!












VÍDEO: