quarta-feira, 15 de maio de 2019

LÁPIS DE COR: Técnicas Básicas #2 (COLOR PENCIL: Basic Techniques # 2) - VÍDEO




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Neste segundo vídeo sobre Técnicas Básicas para LÁPIS DE COR, vamos ver como mixar tons de uma mesma cor e também como mixar duas cores diferentes, com uma gradação suave, além de outras dicas.

O que você faz com o lápis branco? Não usa? Joga fora? Não!!
Ele é muito usado, extremamente útil porque nos ajuda a fazer gradação, a clarear tons, a isolar pedaços na nossa pintura....ele é um queridinho!


In this second video about Basic Techniques for COLOR PENCIL, we will see how to mix tones of the same color and also how to mix two different colors, with a smooth gradation, and other tips.


What do you do with the white pencil? Do not use? Throw it away? No!!




It is very used, extremely useful because it helps us to make gradation, to lighten shades, to separate pieces in our painting .... he is a must use!








É sempre bom que a mão seja suave na aplicação da cor no papel. Vamos acrescentando mais camadas de cor até alcançarmos o tom que queremos e  é importante a forma como seguramos o lápis porque precisamos de conforto mas ao mesmo tempo de controle nos movimentos.



Podemos trabalhar as camadas de forma vertical, horizontal, inclinada, numa mistura que faz com que o traço do lápis desapareça e a pintura fique uniforme.

It is always good that the hand is smooth in the application of color on paper. We keep adding more layers of color until we achieve the tone we want and it is important the way we hold the pencil because we need comfort but at the same time we need control in the movements.

We can work the layers vertically, horizontally, slopingly, in a mixture that causes the trace of the pencil to disappear and the paint to be uniform.







Quando queremos fazer uma gradação precisamos escolher onde será o tom mais forte e o tom mais suave na nossa pintura. 

When we want to make a gradation we have to choose where the strongest tone and the softest tone in our painting will be.







Eu gosto de começar gradações com uma base de cor bem suave e á medida em que me aproximo da parte onde o tom será mais forte, carregar gradativamente no lápis sempre com atenção aos movimentos para que no fim não haja uma linha divisória na pintura.



 Essa linha tem que ser atenuada com os movimentos verticais, horizontais, inclinados e até em pequenos e fechados círculos.

I like to start gradations with a very soft color base and as I approach the part where the tone will be stronger, I gradually load in the pencil always with attention to the movements so that in the end there is no dividing line in the painting.

This line has to be attenuated with the vertical, horizontal, inclined movements and even in small and closed circles.







Para quem está começando na arte do Lápis de Cor, um exercício muito bom é brincar com as gradações de todos os lápis da caixa. 

Conhecer o material que temos é uma parte fundamental no nosso trabalho.

For those who are starting out in the art of Color Pencil, a very good exercise is to play with the gradations of all the pencils in the box.

Knowing the material that we have is a fundamental part of our work.







O uso do apontador deve ser moderado, afinal, podemos acabar com os lápis rapidamente!

Em vez de usar o apontador sempre, podemos rodar o lápis nas mãos á medida em que vamos pintando assim o lápis fica com a ponta fina.



O uso do apontador deve ser apenas quando realmente precisamos pintar detalhes e precisamos de uma ponta fina pra isso, ou quando a mina do lápis já estiver muito perto da madeira.

The use of the sharpener should be moderate, after all, we can finish the pencils quickly!

Instead of always using the sharpener  we can turn the pencil in the hands as we go painting so the pencil gets a thin point.

The use of the sharpener should only happen when we really need to paint details and we need a thin point for this, or when the pencil lead is already too close to the wood.







Podemos fazer gradações com lápis "da mesma família", ou seja, com cores parecidas......

We can make gradations with pencils "of the same family", that is, with similar colors ......







...... e porque não com cores diferentes?

É um ótimos exercício fazer gradações com cores complementares ou até  com cores que não combinam entre si.



A Teoria das Cores pode ser aplicada nas nossas pinturas com lápis de cor. 

Eu disse "pode" porque existem artistas que aparentemente usam cores que nos deixam quase "em choque": ou porque as cores não combinam, ou porque são fortes demais, seja lá como for esses artistas dão a impressão de que não conhecem a Teoria das Cores.....mas não se engane, eles sabem muito bem como usar as cores!



Talvez a intenção deles seja realmente causar choque, repulsa.....da mesma forma que outros artistas gostam de causar paz, harmonia...... essa é a linguagem do artista, é a forma que ele tem de demonstrar sua arte.

Até para fazer uma arte que não agrada a todos é preciso entender de arte.

...... and why not with different colors?

It is a great exercise to make gradations with complementary colors or even with colors that do not match each other.

The Theory of Colors can be applied in our paintings with colored pencils.

I said "can" because there are artists who apparently use colors that leave us almost "in shock": either because the colors do not match, or because they are too strong, whatever, these artists give the impression that they do not know the Theory of Colors ..... but make no mistake, they know very well how to use the colors!

Perhaps their intention is really to cause shock, repulsion ..... just as other artists like to cause peace, harmony ...... this is the language of the artist, it is the way he has to demonstrate his art .

Even to make an art that does not please everyone it is necessary to understand art.







Então tente fazer gradações com cores completamente antagônicas, que não combinam e que mal mesclam entre si.

So try to make gradations with completely antagonistic colors, which do not match and barely blend together.







E o lápis branco, para que serve?

O lápis branco pode ajudar na gradação de tons! 



Deve ser passado suavemente, nos movimentos que mencionei acima, até que o resultado seja obtido.

Como tem pigmento branco ele clareia as cores por isso deve ser usado com calma.

And the white pencil, what's the use of it?

The white pencil can help in the gradation of tones!

It should be gently passed, in the movements I mentioned above, until the result is obtained.

As it has white pigment it brightens the colors so it should be used carefully.











Convém que o lápis branco esteja sempre limpo para não contaminar uma cor com outra, além de contaminar o próprio branco. 

Em vez de aponta-lo no apontador, podemos esfrega-lo suavemente em uma lixa fina ou até em uma lixa para unhas.

The white pencil should always be clean to avoid contaminating one color with another, as well as contaminating the white itself.

Instead of pointing it at the sharpener, we can rub it gently in a fine sandpaper or even in a nail file.







Perceba que o lápis branco faz uma espécie de polimento, de blindagem, em cima da pintura então aplicar novamente o lápis colorido em cima da pintura que já está polida com o lápis branco pode não funcionar como esperamos.

Por isso eu sempre digo e repito: a melhor forma de entendermos nosso material é praticando, experimentando.

Notice that the white pencil does a kind of polishing, shielding, on top of the paint then reapply the colored pencil on top of the paint that is already polished with the white pencil may not work as we expect.

That's why I always say and repeat: the best way to understand our material is to practice, experiment.







Existem outras maneiras de usar o lápis branco, veremos isso nos próximos vídeos.



Semana que vem tem mais!

There are other ways to use the white pencil, we'll see that in the next videos.

See you next week!









VÍDEO:












sexta-feira, 10 de maio de 2019

DECOUPAGE: Guardanapo Opaco e Colagem Lisa - DIY - (Opaque Napkin and Smooth Collage) - VÍDEO




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Quando usamos guardanapo para decoupar vidros, papéis, louça, etc...conseguimos uma decoupagem perfeita porque usamos pequenas partes do guardanapo, aplicamos pincel com cola por cima e pronto!


Usar guardanapos para fazer Decoupage é uma ótima maneira de enfeitar nossos trabalhos mas quando precisamos usar o guardanapo em tamanho grande sempre nos vem à mente a visão de uma superfície não muito lisa, com "rugas", porque a colagem do guardanapo fica mais difícil de ser feita.





 Como deixar a decoupage o mais lisa possível?




A técnica que vou mostrar aqui será aplicada em papel mas pode ser feita em qualquer superfície: em garrafas, pratos, copos, imagens em gesso, caixas, etc....



Vou aplicar em papel porque depois usarei esse papel decoupado para fazer um envelope.



Na foto abaixo, eu coloco meu guardanapo em cima do papel que quero decoupar e com lápis faço o contorno.  Guardanapos vem com folhas triplas, mas já descolei a parte do desenho das outras duas obtendo assim um guardanapo com folha bem fina, quase transparente.

When we use napkins to decoupage glasses, papers, boxes, etc ... we get a perfect decoupagem because we use small parts of the napkin, we apply brush with glue over all and we're ready!

Using napkins to make Decoupage is a great way to embellish our work but when we need to use the full-size napkin it always comes to our mind the sight of a not too smooth surface,  with "wrinkles" because glueing a napkin on a large surface is quite hard to be done.

 How to leave the decoupage as smooth as possible?



The technique I will show here will be applied on paper but can be done on any surface: in bottles, plates, glasses, plaster images, boxes, etc ....

I will apply it on paper because later I will use this decoupage paper to make an envelope.

In the picture below, I put my napkin on the paper that I want to decoupage and with a pencil I make the outline. Napkins come with triple sheets, but I already took off the drawing part from the other two, thus getting a napkin with a very thin, almost transparent sheet.









Em seguida, preencho com cola para decoupage  a parte que delimitei com lápis e é preciso que isso seja feito rapidamente, antes que a cola comece a secar.

Then I fill in the delimited part with decoupage glue and this must be done quickly, before the glue begins to dry.







Delicadamente coloco o guardanapo sobre a cola e estico suavemente as beiradas na tentativa de que meu guardanapo não fique encolhido.

Gently, I place the napkin over the glue and gently stretch the edges in the attempt to keep my napkin from shrinking.







Coloco um plástico maior que o meu guardanapo por cima,

I put a plastic bigger than my napkin on top,









e com uma dobradeira vou, delicadamente e com pressão bem suave, alisando o plástico e consequentemente ajudando o guardanapo a colar, mas sem rugas. Faço movimentos circulares, horizontais e verticais conforme a necessidade em evitar ou até em desfazer possíveis rugosidades.


and with a folder I begin, gently and with very soft pressure, smoothing the plastic and consequently helping the napkin to paste, but without wrinkles. I make circular, horizontal and vertical movements according to the need to avoid or even undo possible roughness.










Com cuidado retiro o plástico e deixo a decoupage secar completamente.

Carefully I remove the plastic and let the decoupage dry completely.







Corto o excesso de papel e pronto: uma decoupage com nenhuma ruga ou com o mínimo de rugas.

I cut the excess paper and it is ready: a decoupage with no wrinkle or with less wrinkles.







A seguir, esta etapa é opcional e depende do quanto precisamos que nosso guardanapo seja liso: é a hora de passar a ferro.

A temperatura deve ser "algodão", e suavemente tentamos disfarçar qualquer ruga que tenha sido feita no ato da colagem.

This step is optional and depends on how much we need our napkin to be smooth: it's time to iron.

The temperature should be "cotton", and we gently try to disguise any wrinkles that have been made at the time of glueing.







E pronto! Uma decoupagem linda, lisa, perfeita para nossos trabalhos!

Assista ao vídeo abaixo para ver todo o processo, e inscreva-se no canal ativando também o sino para saber sempre que o estúdio lançar vídeos novos.

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Ah, e deixe no Youtube um comentário sobre esta técnica; você conhecia? Já tentou fazer? Tem alguma sugestão?

And voilà! A beautiful, smooth decoupage, perfect for our jobs!

Watch the video below to see the whole process, and please sign up for the channel by also activating the bell to always know when the studio releases new videos.

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Oh, and don't forget to leave a comment on this technique;  Have you tried it yet? Do you have any suggestions?












VÍDEO:






quinta-feira, 9 de maio de 2019

LÁPIS DE COR: Técnicas Básicas #1 (COLOR PENCIL: Basic Techniques # 1) - VÍDEO




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Lápis de Cor, um dos instrumentos mais antigos de pintura e que até hoje é amplamente utilizado tanto por amadores quanto por profissionais, é um material fácil de carregar, versátil porque podemos obter efeitos lindos, pinturas perfeitas tanto realistas quanto modernas desde que se conheça um pouco das técnicas para utiliza-los.


Pintando com um lápis de cor de nível escolar, estudante (intermediária) ou profissional (artística), com um conhecimento mínimo das técnicas básicas consegue-se extrair o melhor que cada categoria oferece.




É um material eterno, simples, bonito e que vem evoluindo para oferecer o melhor em pintura, aliás, você sabe como são feitos os Lápis de Cor?


Neste vídeo da Faber Castell podemos ver a alta tecnologia envolvida pra fabrica-los:
https://youtu.be/KwLHEMCWObc
































Color Pencil, one of the oldest instruments of painting and which until today is widely used by amateurs as well as professionals, is an easy-to-carry material, versatile because we can obtain beautiful effects, perfect paintings, both realistic and modern, once we know some techniques to use them.

Painting with a colored pencil of school level, student (intermediate) or professional (artistic), with a minimum knowledge of the basic techniques one is able to extract the best that each category offers.

It is an eternal material, simple, beautiful and that has been evolving to offer the best in painting, by the way, do you know how the Color Pencils are made?

In this video of Faber Castell we can see the high technology involved to make them: https://youtu.be/aPb-slJH9Vs



















Lápis são basicamente uma mistura de argila e grafite ou pigmento colorido, na proporção certa, e água. Assim, forma-se uma massa que dá origem aos cilindros (minas), são colocados para secar, vão ao forno, recebem um banho de cera (ou óleo ou as duas coisas).


Enquanto isso, prepara-se a madeira que será transformada nos cilindros que vão acomodar as minas, como podemos ver no vídeo da Faber-Castell que vale a pena ser visto.

























Pencils are basically a mixture of clay and graphite or colored pigment, in the right proportion, and water. Thus, a mass is formed that gives rise to the cylinders (leads), they are placed to dry, go to the oven, receive a bath of wax (or oil or both).




Meanwhile, they prepare the wood that will be transformed into the cylinders that will accommodate the leads, as we can see in the Faber-Castell video, that is worth to be seen.

























Qual a melhor marca de Lápis de Cor? Essa é uma resposta bem difícil.





Hoje em dia existem ótimas marcas, então podemos começar escolhendo se queremos lápis de nível escolar, estudante ou profissional.





A diferença entre as 3 categorias é a concentração e a qualidade do pigmento e se os lápis tem como base a cera ou o óleo.







What is the best brand of Color Pencil? This is a very difficult answer.

Nowadays there are great brands, so we can start by choosing if we want school level pencils, student or professional level.


The difference between the three categories is the concentration and the quality of the pigment and if the pencils are wax or oil based.




Normalmente os Lápis de Cor profissionais são á base de óleo mas existem alguns á base de cera. 


Na linha profissional (ou artística) as cores são mais intensas e mais vibrantes e o lápis deslizam muito melhor no papel, sem esforço, graças á composição feita com óleo.





Já os Lápis de Cor da linha escolar são á base de cera, para que sejam mais acessíveis financeiramente.




Usually the Professional Color Pencils are oil based but there are some wax based ones.




In the professional line (or artistic) the colors are more intense and more vibrant and the pencil slides much better on paper, without effort, thanks to the composition made with oil.









Color pencils on the school line are wax-based, less pigmented, so they are more financially accessible.












A maioria das marcas possui a linha escolar e a profissional, ou até a estudante (intermediária) e assim atende-se todos os gostos, necessidades e situações financeiras. São muitas marcas!




Most brands have the school and the professional line, or even the student (middle) line, and so they achieve all  needs and financial situations. There are many brands!








Da linha escolar, gosto da Maped, Giotto, Crayola, mas com certeza existem outros ótimos como os escolares da Faber-Castell.





Da linha profissional, pra mim os melhores Lápis de Cor são da marca suíça Caran d'Ache em especial os Luminance, em seguida temos os lápis da Prismacolor (Premier Soft), Koh-i-nor, Derwent (Inktense e Color Soft), Faber-Castell (Albrecht Durer), Holbein, Staedler (Ergo Soft), Lyra Rembrandt e Bruynzeel.





Existem outras marcas excelentes, como a Arteza, e qualquer uma delas oferece o máximo em tecnologia e qualidade.






From the school line, I like Maped, Giotto, Crayola, but of course there are other great ones like the Faber-Castell schoolchildren.




From the professional line, for me the best Color Pencils are from the Swiss brand Caran d'Ache, especially the Luminance ones, then we have the pencils of Prismacolor (Premier Soft), Koh-i-nor, Derwent (Inktense and Color Soft) Faber-Castell (Albrecht Durer), Holbein, Staedler (Ergo Soft), Lyra Rembrandt and Bruynzeel.









There are other excellent brands, such as Arteza, and any of them offers the utmost in technology and quality.





Cuidados básicos com os Lápis de Cor:





- sempre que possível mantenha-os na embalagem original pois ele vem em uma bandeja e essa bandeja evita que batam livremente uns nos outros e a mina quebre. Sem embalagem, sem bandeja.


- prefira caixas de metal.


- Não tendo mais a caixa original, guarde-os em estojos que possuem elásticos individuais para prende-los, evitando que batam uns nos outros.


- Não os deixe cair no chão! Se caírem, ou se você perceber que a mina está quebrada por dentro, coloque o lápis sob sol forte por 30 minutos, ou no microondas na potência média-alta por 10 segundos, ou até mesmo perto do forno quando estiver ligado, por alguns minutos. Isso faz com que a cera ou o óleo da mina derreta um pouco e junte novamente a mina tornando-a inteira.


- rode o apontador, e não o lápis! Use apontador sempre afiado e limpo, e a cada 4 ou 5 lápis de cor apontado, faça ponta em um lápis grafite. O grafite ajuda a manter limpa a lâmina do apontador.


- evite usar apontador elétrico porque ele esquenta a mina e consome o lápis rapidamente, além disso, o óleo ou cera danificam o apontador com o tempo de uso. 


- use alongador (extensor) nos lápis menores.




Basic Care with Color Pencils:





- Keep them in the original packaging wherever possible as it comes in one tray and this tray prevents them from freely chatting to each other and the lead breaking. No packaging, no tray.


- Prefer metal boxes.


- No longer having the original box, store them in cases that have individual elastics to hold them, avoiding that they hit each other.


- "Do not drop them!" If they fall, or if you notice that the lead is broken inside, place the pencil under strong sunshine for 30 minutes, or in the microwave at medium-high power for 10 seconds, or even near the oven when it is on for a few minutes . This causes the wax or the oil from the lead to melt a bit and reassemble the lead making it whole again.


- Turn the sharpener, not the pencil! Use sharp and clean sharpener and every 4 or 5 color pencils sharpen a graphite pencil. The graphite helps keep the blade clean.


- Avoid using an electric sharpener because it warms the lead and consumes the pencil quickly, in addition, the oil or wax damages the sharpener with the time of use.











- Use an elongator (extender) on the smaller pencils.















Escolhido o Lápis de Cor, precisamos fazer uma Cartela de Cores pois nem sempre a cor pintada no corpo do lápis corresponde exatamente á cor da mina. 


É essencial o conhecimento do material por parte do artista, então pegue sua caixa e brinque com os lápis! Conheça suas possibilidades, experimente usa-los em papéis diferentes, saiba exatamente o material que você tem nas mãos e o que você é capaz de fazer com eles!


After choosing the Color Pencil, we need to make a Color Chart because the color painted on the pencil body does not always correspond exactly to the color of the lead.


Knowledge of the material by the artist is essential, so grab your box and play with the pencils! See the  possibilities, try using them in different roles, see exactly what material you have on hand and what you are capable of doing with them!










Experimente diferentes formas de segurar o lápis: o que acontece quando o seguramos pela extremidade? E quando chegamos perto da mina? Como isso afeta a nossa pintura?

Try different ways to hold the pencil: what happens when we hold it by the edge? And what happens when  we get close to the mine? How does this affect our painting?







Comece fazendo camadas suaves e acrescentando mais e mais camadas conforme o tom que você quer obter. Brinque, experimente!

Start by making smooth layers and adding more and more layers to the tone you want to get. Play, try!







Na próxima semana teremos mais um vídeo sobre Lápis de Cor.

Next week we will have another video about Color Pencils. See you there!









VÍDEO: