quarta-feira, 29 de maio de 2019

LÁPIS DE COR: Técnicas Básicas #4 (COLOR PENCIL: Basic Techniques # 4) - VÍDEO




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Vou começar o post (e vídeo) de hoje mostrando meu estojo básico para desenho porque ultimamente tem sido uma pergunta frequente que tenho recebido tanto por direct messages quanto por email.





Outras perguntas foram feitas, sobre alguns materiais, então este post é uma mistura de assuntos.


I'm going to start the post (and video) today showing my basic case for drawing because lately it's been a frequent question that I have received both by direct messages and by email.


Other questions were asked about some materials, so this post is a mix of subjects.








Gosto de estojos onde os lápis fiquem bem fixos, sem o perigo de cair ou de bater uns nos outros, então meus estojos precisam ter presilhas ou espaços que façam essa função.

 I like cases where the pencils are well fixed, without the danger of falling or hitting each other, so my cases need to have clips or spaces that do this function.







Uso um pincel, que pode ser até pincel para maquiagem mas que seja macio, para limpar o desenho ou pintura. Nada de passar mão pra limpar!

I use a brush, which can be up a makeup brush, but I prefer it  soft, to clean the design or paint. Do not use the hands to clean up the drawings or paintings!







Também tenho lápis 6B, 5B, 4B, 3B com pontas feitas com estilete.

I also have 6B, 5B, 4B, 3B pencils with stylus tips.







Um esfuminho, que pode ser o nº 3 ou 4.

A blur, which can be # 3 or 4.







Como não coloco estilete no estojo uso uma lixa larga, que pode ser a lixa para unhas.

Também tenho uma pequena régua, que raramente uso.

As I do not have a stylus in the case, I use a wide sandpaper, which can be the nail file.

I also have a little ruler, which I rarely use.







Um lápis Nº2, HB, com mina de cera da Steadler, para fazer esboços.

 A  wax based # 2 HB pencil, Steadler, to make sketches.







Além do lápis também tenho uma lapiseira da Koh-i-noor com mina HB. Essa mina é mais seca que a do lápis da Steadler.

 In addition to the pencil I also have a Koh-i-noor pencil with HB lead. This lead is drier than the Steadler's pencil.







Uma caneta Mitsubishi Nº0, para os momentos em que resolvo contornar os desenhos ou pintar pequeníssimos detalhes em preto.

A Mitsubishi No. 0 pen, for the moments when I decide to go around the drawings or paint very small details in black.







Uma caneta gel branca, sem tinta, que uso para fazer vincos nos desenhos.

A white gel pen, without ink, that I use to make creases in the drawings.







Alguns lápis de cor brancos: cera, óleo e pastel.

Some white pencils: wax, oil and pastel.







E por último, alguns lápis Contè que uso para fazer esboços coloridos. 

And lastly, some pencils for colored sketches.







Ter um alongador para lápis pode ser bem necessário porque gosto de aproveitar os lápis até o fim, além disso, o alongador dá mais conforto para manusear o lápis, nos permite segura-lo em várias posições onde é preciso que o lápis seja mais comprido, mesmo que seja um lápis novo.

Having a pencil elongator may be quite necessary because I like to use the pencils to the end, in addition, the elongator gives more comfort to handle the pencil, allows us to hold it in various positions where the pencil needs to be longer, even if it's a new pencil.













Me perguntaram: "Cris, afinal, você usa Terebentina ou não? E em que momentos você acha interessante usa-la?" 



Uso Terebentina normalmente em superfícies grandes, quando quero dar uniformidade á pintura.

Também uso ocasionalmente em partes médias do meu desenho ou pintura, mas de modo geral gosto de trabalhar o lápis e gosto de ver o traço dele no resultado final por isso sou bem criteriosa no uso da Terebentina.

Em parte bem pequenas ou minúsculas da pintura raramente vejo necessidade de usa-la.

People asked me, "Cris, do you use Turpentine or not? And at what times do you think it's interesting to use it?"

I apply Turpentine normally on large surfaces, when I want to give uniformity to the painting.

I also occasionally use it on medium parts of my drawing or painting, but generally I like to work with the pencil and I like to see the trace of it in the final result so I am very careful in the use of Turpentine.

In small or tiny parts of the painting I rarely see the need to use it.











Finalmente vamos falar um pouco dos Lápis Metálicos!



Claro que precisamos de uma Cartela de Cores, pois é onde sabemos como as cores são sobre a superfície branca do papel.

Lápis Metálicos são bonitos, não são os meus preferidos, e na minha opinião tem que ser usados com parcimônia, sem exageros.

Já vi pinturas onde quase 100% do desenho foi pintado com lápis de cor metálico, resultando numa espécie de "alegoria carnavalesca" que incomoda  quem olha.



Se bem usados, são ótimos para realçar outras cores e para destacar pequenos detalhes em uma pintura.

Finally, let's talk a little about the Metallic Pencils!

Of course we need a Color Chart, because that's where we know how the colors are on the white surface of the paper.

Metallic pencils are beautiful though not my favorites, and in my opinion they have to be used sparingly, without exaggeration.

I have seen paintings where almost 100% of the drawing was painted with metallic colored pencils, resulting in a kind of "carnival allegory" that bothers those who look.

If well used, they are great for highlighting other colors and highlighting small details in a painting.









Podem ser mesclados entre si e aceitam bem o uso da Terebentina. 

Na foto abaixo vemos, respectivamente, uma gradação feita com lápis de cor metálico onde foi aplicado lápis branco, depois temos a gradação pura, depois gradação com blender e por último vemos a aplicação com Terebentina.



Todos os resultados são ótimos, cabendo a quem pinta escolher o melhor a ser usado na parte da pintura em que se está trabalhando.

They can be mixed together and accept the use of turpentine.

In the photo below we see, respectively, a gradation made with metallic colored pencils where white pencil was applied, then we have the pure metallic gradation, then gradation with blender and finally we see the application with Turpentine.

All the results are great, it is up to the artist to choose the best one to be used in the part of the painting they are working on.







Na foto abaixo continuo com minha pintura com os lápis Maped, escolares, que venho mostrando no stories do Instagram.

O objetivo dessa série de vídeos de lápis de cor é justamente esse: a pintura em livros de colorir.



Semana que vem tem mais!

In the photo below I continue with my painting with the Maped pencils, which I have been showing in the Instagram stories.

The purpose of this series of color pencil videos is just this: painting in coloring books.

See you next week!












VÍDEO:












sexta-feira, 24 de maio de 2019

TINTA ACRÍLICA SPRAY - DIY (ACRYLIC SPRAY INK) - VÍDEO




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Spray de tinta acrílica, quem não conhece? 



Mesmo assim resolvi mostrar como faço os meus sprays de tinta acrílica porque ela tem uma excelente cobertura, pode ser usada para vários artesanatos e em Art Journal também. 



Veja que em spray é preciso diluí-las e isso afeta o poder de cobertura mas podemos regular a quantidade de água e de tinta, a nosso gosto.

 Spray of acrylic paint, who doesn't know how to make one?

Even so I decided to show how I make my sprays of acrylic paint because they have an excellent coverage, can be used for various crafts and in Art Journal as well.

It is necessary to dilute the acrylic paint and this affects the power of covering but we can regulate the amount of water and paint, as we wish.









Usei tintas acrílicas comuns, para artesanato, daquelas líquidas mesmo, e transformadas em spray consegui estes efeitos das fotos abaixo:

I used ordinary acrylic paints, for crafts,  those liquids ones, and while transformed into spray I got these effects from the photos below:















E o material é bem simples: frascos spray de preferência transparentes, água filtrada e tinta acrílica!

And the material is easy to find: spray bottles preferably transparent, filtered water and acrylic paint!







Tempos atrás mostrei como fazer spray de tinta de canetas hidrocor e até hoje as pessoas me perguntam que tipo de superfície pode ser pintada com elas e eu respondo: aquelas são apenas para arte em papel, e elas são bem suaves!

Para trabalhos onde você precise de uma cobertura mais intensa pode-se usar a tinta pura diretamente das embalagens ou usa-la como spray, como essas tintas acrílicas do vídeo. 

Some time ago I showed how to spray paint from pens and even people ask me what kind of surface can be painted with them and I answer: those are just for paper art as and they are very soft!

For art works where we need more intense coverage we can either use the pure ink directly from the packaging or use it as a spray, like these acrylic video inks.







Então vamos lá: Coloco tinta suficiente no frasco spray apenas pra cobrir o fundo e completo com água filtrada, agito bastante o frasco e pronto!

So let's go: I put enough paint into the spray bottle just to cover the bottom and complete with filtered water, I shake the bottle a lot and that's it!











As cores ficam lindas e também podemos usar tinta acrílica metálica, fazendo o mesmo processo.

The colors look beautiful and we can also use metallic acrylic paint, doing the same process.







Tenho uma caixa aqui no estúdio que uso quando preciso fazer trabalhos com sprays, assim o spray não se espalha pelo estúdio e não há perigo de acidentes.

I have a box here in the studio that I use when I need to do spray works, so the spray does not spread through the studio and there is no danger of accidents.







Todo o trabalho de colorir é feito dentro da caixa.

All the coloring work is done inside the box.



















E voilà!

Os papéis ficam absolutamente lindos!

And voila!

The papers look absolutely beautiful!









VÍDEO:











quarta-feira, 22 de maio de 2019

LÁPIS DE COR: Técnicas Básicas #3 (COLOR PENCIL: Basic Techniques # 3) - VÍDEO




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Olá!





Hoje temos o 3º vídeo sobre Lápis de Cor, onde mostro um poucos mais da gradação feita com lápis branco e também com o lápis Blender, além de outros materiais que podemos usar pra fazer gradação.





No exemplo abaixo usei apenas uma cor e alguns de seus tons, e com lápis branco tentei atenuar os limites de gradação de um tom para o outro.


Hello!


Today we have the 3rd video about Color Pencils, where I show a few more of the gradation done with white pencil and also with the Blender pencil, besides other materials that we can use to make gradation.


In the example below I used only one color and some of its tones, and with a white pencil I tried to attenuate the gradation limits from one tone to the other.








Quando faço gradação gosto de fazer movimentos circulares bem pequenos para cobrir toda a área; fazer círculos grandes pode deixar falhas, pode deixar o centro desses círculos sem que o lápis branco tenha sido passado.  

When I do a gradation I like to make very small circular movements to cover the whole area; making large circles can leave flaws, it can leave the center of these circles without the white pencil has been passed.








Na foto abaixo vemos o efeito do lápis branco na parte de cima, o efeito da gradação natural na parte do meio e o efeito da gradação com lápis blender na parte de baixo.

O lápis branco clareia um pouco a cor enquanto que o blender, como é um lápis transparente, faz a gradação perfeita sem alterar a cor.

In the photo below we see the effect of the white pencil on top, the effect of natural gradation on the middle part and the effect of gradation with blender pencil on the bottom.

The white pencil lightens the color a bit while the blender, as it is a transparent pencil, makes the perfect gradation without changing the color.







Também podemos fazer gradações usando um esfuminho, trabalhando devagar e sem pressão. 

We can also make gradations using a blur, working slowly and without pressure.







Existem lápis branco vendidos separadamente das caixas, existem blenders e esfuminhos. Todos podem ser comprados individualmente e cada um deles apresenta um resultado diferente. 

Vale a pena ter os 3!

 There are white and blender pencils, and blur, sold separately from the boxes. All can be purchased individually and each of them presents a different result.

It's worth having all 3!







Um outro tipo de mesclagem que gosto de fazer é usando um lápis da mesma família de cores mas com um tom mais claro do que a gradação em que vou trabalhar. Nesse caso, o lápis precisa ser passado com muita suavidade pra que sua  cor interfira  o menos possível na gradação, já que sua função principal é unir os tons de forma natural.

Another type of blending I like to do is using a pencil of the same color family but with a lighter shade than the gradation I'm going to work on. In this case, the pencil needs to be passed very gently so that its color interferes as little as possible in the gradation, since its main function is to unite the tones naturally.







Existem outros métodos para gradação, para uniformidade de tons e cores, entre eles estão o óleo mineral do tipo infantil, vaselina, álcool e alguns solventes.

Todos eles devem ser aplicados com cuidado e sem exageros porque, como são líquidos, eles passam para a parte de traz da folha.

There are other methods for gradation, for uniformity of tones and colors, among them are mineral oil, Vaseline, alcohol and some solvents.

All of them should be applied carefully and without exaggeration because, as they are liquid, they pass to the back of the sheet.







O meu preferido é a Terebentina porque não é oleosa, seca rápido e dá uma uniformidade excelente aos tons, fazendo uma passagem tranquila entre um tom e o outro. 

Gosto de aplica-la diretamente com pincel redondo ou achatado, e o tamanho do pincel deve ser proporcional á parte que estou pintando.

My favorite is Turpentine because it is not greasy, it dries fast and gives an excellent uniformity to the tones, making a quiet passage between one tone and the other.

I like to apply it directly with a round or flat brush, and the size of the brush should be proportional to the part I'm painting.







Minhas caixas de lápis de cor são arrumadas cuidadosamente, por família de cores, sempre dos mais claros para os mais escuros.

Parece exagero, mas não é.

My pencil boxes are carefully arranged, by family of colors, always from lightest to darkest.

It seems an exaggerated care, but it is not.







Confesso que não sou uma pessoa de "arrumações perfeitas", tenho uma "bagunça organizada" onde consigo achar tudo que quero sem esforço algum mas algumas coisas gosto de manter realmente organizadas, como minhas caixas e estojos de lápis porque é menos trabalhoso e mantém o material mais á mão, pronto pra ser usado quando preciso.



Com esse tipo de organização de cores fica muito fácil de  trabalhar pois todos os lápis já estão no seu devido lugar, separados por tons, então basta uma olhada rápida para decidir qual lápis vou usar. 

Isso me poupa tempo em ter que procurar o lápis que quero em meio a uma caixa desorganizada.

I confess that I am not a person of "perfect housekeeping", I have an "organized mess" where I can find everything I want without any effort but some things I like to keep really organized, like my boxes and pencil cases because it is less laborious and keeps the material more at hand, ready to be used when needed.

With this kind of color organization it is very easy to work because all the pencils are already in their place, separated by tones, so just a quick look to decide which pencil I will use.

This saves me time in having to look for the pencil I want in the middle of a disorganized box.







Tenho feito alguns stories no Instagram mostrando a pintura abaixo. Você, com certeza, já me segue lá, não é mesmo?

No vídeo abaixo você pode ver com mais detalhes tudo que escrevi neste post. Ah, sim, você também já se inscreveu no canal do estúdio no youtube, né?

I have done some Instagram stories showing the painting below. You certainly follow me there, don't you?

In the video below you can see in more detail everything I wrote in this post. Oh yeah, you've already signed up for the studio channel on youtube, haven't you?












VÍDEO: