quinta-feira, 29 de abril de 2021

ART JOURNALING: TEMPO (TIME)

 

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O Tempo.
O Tempo pode ser o senhor das ruínas mas também pode ser o apaziguador de sentimentos.....

Neste Art Journaling mostro uma pequena parte de como entendo o Tempo, através de técnicas e uso de tintas e materiais diversos.

Art Journaling é assim, só há uma regra: não ter regras nem limites!!

Então você também pode fazer uma bela Arte, expressar seus sentimentos usando o material que você tem à mão!

Vamos fazer juntos? Veja o vídeo no link abaixo.

Time.
Time can be the lord of the ruins but it can also be the appeaser of feelings .....
In this Art Journaling I show a small part of how I understand Time, through techniques and the use of different paints and materials.
Art Journaling is like that, there is only one rule: having no rules or limits !!
So you can also make a beautiful Art, express your feelings using the material you have at hand!
Let's do it together!
Watch the video at the link below.



Material utilizado:

- skecthbook com páginas pintadas com técnica de Gelli;
- páginas de livros;
- estilete;
- régua de metal;
- cola comum;
- pincel para cola;
- stencil;
- gesso de textura;
- espátula para aplicar gesso;
- tinta acrílica metálica;
- pasta metálica dourada;
- soprador (opcional);
- recortes de papel;
- tesoura;
- Distress Crayon;
- Caneta Mitsubishi preta;
- carimbeira Distress Ink;
- caneta Pitt preta;
- carimbeira Archival Ink;

Material used:

- skecthbook with pages painted using Gelli's technique;
- book pages;
- stylus;
- metal ruler;
- common glue;
- glue brush;
- stencil;
- texture plaster;
- trowel to apply plaster;
- metallic acrylic paint;
- golden metallic paste;
- blower (optional);
- paper cutouts;
- scissors;
- Distress Crayon;
- Black Mitsubishi pen;
- Distress Ink stamp;
- black Pitt pen;
- Archival Ink stamp;

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VÍDEO:

https://youtu.be/L0jj6PM87l4

quarta-feira, 28 de abril de 2021

COMO DESENHAR & SOMBREAR UM CONE (HOW TO DRAW & SHADE A CONE)

 

(clique  para ampliar-click  to enlarge)

Quantas pessoas desistem de ter um sketchbook porque não entendem como desenhar e ter o resultado que gostariam, e um dos "segredos" para um bom resultado é simples: desenhar e entender luz e sombra em sólidos geométricos!

Neste vídeo faço um breve estudo com o cone. Treine, pesquise fotos identificando nelas as figuras geométricas e pesquise outros vídeos também.

Logo abaixo, nas Playlists de Desenho & Sketch e Aquarela Teoria você acha mais vídeos dentro desse mesmo tema.

Então role a página e vem ver!

How many people give up on having a sketchbook because they don't understand how to draw and get the result they would like, and one of the "secrets" for a good result is simple: drawing and understanding light and shadow in geometric solids!
In this video I make a brief study with the cone. Train, search for photos by identifying the geometric figures in them and search for other videos as well.
In the Playlists of Drawing & Sketching and Watercolor Theory on Estúdio Brigit's Youtube Channel you will find more videos on the same theme.
So scroll down and see!


Ao estudarmos uma forma geométrica é importante termos essa forma geométrica nas mãos para podermos incidir nela focos de luz e assim criarmos as sombras. 
O estudo de hoje é de um cone então precisamos fazer um cone.
O primeiro passo é desenhar um círculo sobre papel branco e isso pode ser feito com um compasso ou até com um objeto circular como um copo, ou qualquer outro.
When studying a geometric shape it is important to have that geometric shape in your hands so that we can focus on it and focus on creating shadows.
Today's study is of a cone so we need to make a cone.
The first step is to draw a circle on a white paper and this can be done with a compass or even with a circular object such as a glass, or any other object.


Recortamos o círculo de papel e precisamos saber onde está o centro dessa figura. 
Se fizemos com compasso, achar o centro é simples: é onde está o furo feito pelo compasso.
Se fizemos o círculo com outro objeto precisamos calcular visualmente onde está o centro do círculo e pra isso dobramos o circulo ao meio, desdobramos, e depois em ângulo de 90º com a dobra já feita, dobramos novamente o o papel. 
Com lápis marcamos o centro do círculo.
We cut out the circle of paper and we need to know where the center of that figure is.
If we did it with a compass, finding the center is simple: it is where the hole made by the compass is.
If we made the circle with another object we need to visually calculate where the center of the circle is and for that we fold the circle in half, unfold it, and then at an angle of 90º with the fold already made, we fold the paper again.
With a pencil we mark the center of the circle.


Uma vez determinado o centro, fazemos um corte da extremidade até o centro e passamos uma parte do papel cortado por cima do círculo para formar um cone. 
Once the center is determined, we make a cut from the end to the center and pass a part of the cut paper over the circle to form a cone.




O cone pode ter a base mais larga, mais estreita.....e prendemos a parte cortada com adesivo para firmar nosso sólido geométrico.
The cone can have a wider, narrower base ..... and we attach the cut part with adhesive to secure our geometric solid.


Jogamos um foco de luz diretamente sobre o cone (pode ser a luz do celular) e começamos nosso estudo: posicionamos a luz e vemos como a sombra muda de tamanho, de intensidade e de nitidez conforme a posição e a distância da luz.
We throw a spotlight directly on the cone (it could be the cell phone's light) and begin our study: we position the light and see how the shadow changes in size, intensity and sharpness according to the position and distance of the light.


Hora de desenhar: a partir de um quadrado conseguimos desenhar um círculo dentro dele e subir uma linha até um ponto que será a ponta do cone.
Time to draw: from a square we can draw a circle inside it and move up a line to a point that will be the tip of the cone.



Traçamos a linha do horizonte e escolhemos onde será o ponto de luz, projetando-o verticalmente para baixo.
We draw the horizon line and choose where the point of light will be, projecting it vertically downwards.


A partir desse novo ponto traçamos uma linha tangente ao círculo desenhado que é a base do cone.
From this new point we draw a line tangent to the drawn circle that is the base of the cone.


Do ponto de luz na parte superior traçamos uma tangente à parte de trás do círculo.
From the point of light at the top we draw a tangent down to the back of the circle.


O cruzamento dessas duas tangentes forma a sombra do cone.
Essa sombra  é mais escura perto do cone e vai clareando até a ponta.
The intersection of these two tangents forms the shadow of the cone.
This shadow is darker near the cone and lightens up to the tip.


De acordo com o nosso ponto de luz, que neste caso ilumina o lado esquerdo do cone, sombreamos com lápis o lado direito do cone onde a luz não ilumina.
According to our point of light, which in this case illuminates the left side of the cone, we shade with pencil the right side of the cone where the light does not illuminate.


O sombreamento do cone fica mais suave gradativamente da metade até quase a parte esquerda do mesmo.
Cone desenhado e sombreado!
The cone shading gradually becomes softer from half to almost the left part of the cone.
Cone designed and shaded!


É um ótimo exercício que pode ser feito variando o tamanho da base e a altura do cone, bem como o posicionamento do ponto de luz e sua distância em relação ao cone.
Quanto mais exercícios e estudos mais prática adquirimos e melhor o resultado final.
Veja o vídeo no link logo abaixo.
It is a great exercise that can be done by varying the size of the base and the height of the cone, as well as the position of the light point and its distance from the cone.
The more exercises and studies the more practice we acquire and the better the final result.
See the video at the link below.


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VÍDEO:

sexta-feira, 23 de abril de 2021

GELLI: TÉCNICAS BÁSICAS (BASIC TECHNIQUES)

 

(clique  para ampliar-click  to enlarge)


GELLI PLATE, esse é o nome completo desse material maravilhoso, á base de gelatina, que nos permite criar efeitos de pintura em papel completamente exclusivos, únicos!

Neste vídeo veremos técnicas básicas, muito simples, porque a intenção aqui é entrar em contato com o material, conhecer como ele se comporta quando aplicamos tintas e papel sobre ele.

Sempre digo que conhecer o material que temos em mãos é fundamental para soltarmos a nossa criatividade sabendo exatamente como fazer, como produzir o efeito que queremos!

Acertar, errar, acertar novamente....não há o compromisso de que tudo saia certo, é um experimento!

Vamos ver?

GELLI PLATE, this is the full name of this wonderful material, based on gelatin, which allows us to create painting effects on paper completely exclusive, unique!

In this video we will see basic techniques, very simple, because the intention here is to get in touch with the material, to know how it behaves when we apply paints and paper on it.

I always say that knowing the material we have at hand is fundamental to unleashing our creativity, knowing exactly how to do it, how to produce the effect we want!

Right or "wrong" ... there is no commitment that everything goes right, it's an experiment!

Let's have a look!


É possível obter vários efeitos nas impressões, alguns abstratos e outros com ajuda de stencil.
É isso: GELLI nos possibilita fazer impressões em papel, com quase qualquer tipo de tinta.
It is possible to obtain various effects on the prints, some abstract and others with the help of stencils.
That's it: GELLI allows us to make prints on paper, with almost any type of paint.


Na foto abaixo usei um stencil como base e tinta acrílica que é a que, na minha opinião fica melhor.
Mas podemos usar outras tintas desde que não fiquem muito solúveis como a aquarela.
In the photo below I used a stencil as a base and acrylic paint which is the one that, in my opinion, looks better.
But we can use other paints as long as they are not too soluble like watercolors.


Além dos papéis também podemos imprimir em envelopes, tags, páginas de livros, qualquer papel em qualquer formato. 
Claro que o tamanho da GELLI limita a impressão mas a arte fica tão inesperada que mesmo com tamanhos menores vale a pena fazer.
In addition to papers, we can also print on envelopes, tags, book pages, any paper in any format.
Of course, the size of GELLI limits printing, but the art is so unexpected that even with smaller sizes worth doing.

Minha GELLI tem o tamanho A4, mas podemos faze-la em forma de círculo, de triângulo, ou em qualquer outro formato.
My GELLI is A4 size, but we can make it in the shape of a circle, a triangle, or any other format.

 
Este é o momento em que você deve estar se perguntando:"Cris, e como faço essa GELLI?"
Eu vou dar a receita de como fazer GELLI em casa em comemoração aos 50 mil inscritos no YouTube, é um presente, assim que o canal atingir esse número de inscritos.
Então o que fazer???
Convide quem você sabe que gosta de Arte e de artesanato para se inscrever no canal do Estúdio Brigit no YouTube!!
This is the moment when you must be asking yourself, "Cris, and how do I make this GELLI?"
I'll give you the recipe on how to make homemade GELLI in celebration of the 50 thousand subscribers on YouTube, it's a gift, as soon as the channel reaches that number of subscribers.
So what to do ???
Invite anyone you know who likes art and crafts to subscribe to the Estúdio Brigit's channel !!




Aqui está a nossa estrela: uma GELLI PLATE feita em casa, e para o  nosso clima, ou seja, que aguente o calor que temos no nosso país!
Sim, porque é uma gelatina e pode ser guardada tanto dentro quanto fora da geladeira, mas não pode derreter.
Agora é só aguardar um pouco e fazer campanha para os 50 mil inscritos, e em breve eu dou de presente a receita desta GELLI.
Here is our star: a homemade GELLI PLATE, and for our climate, that is, that can withstand the heat that we have in our country!
Yes, because it is a gelatin and can be stored both inside and outside the refrigerator, but it cannot melt.
Now just wait a little and campaign for the 50 thousand subscribers, and soon I will present this GELLI recipe as a gift.


Testei essa receita por um bom tempo e a adaptei para o nosso clim. 
Ela não dura para sempre, um dia terá que ser refeita, mas dura bastante. A minha tem quase 1 ano e está ótima.
I have tested this recipe for a long time and have adapted it to our clima.
It doesn't last forever, one day it will have to be redone, but it lasts a long time. Mine is almost 1 year old and looks great.


Como fazer impressões no papel usando Gelli?

Coloque pequenas porções de tinta acrílica sobre a Gelli e espalhe com um rolinho de borracha.
How to make prints on paper using Gelli?

Place small portions of acrylic paint over the Gelli and spread it with a rubber roller.



Coloque o papel diretamente sobre a GELLI ou aplique um stencil antes de colocar o papel.
Place the paper directly on the GELLI or apply a stencil before loading the paper.



Retire o stencil e coloque um pedaço de papel por cima. Eu coloquei um envelope aberto.
Remove the stencil and place a piece of paper on top. I have put an open envelope.



O efeito é lindo! E com o resto da tinta que sobrou na GELLI aplico algumas tags já cortadas: mais efeitos lindos!
The effect is beautiful! And with the rest of the paint left on the GELLI I I have applied some tags: more beautiful effects!



Na verdade, é muito fácil usar a GELLI para fazer impressões em papéis porque não existe certo e errado. Quando alguma impressão não fica boa podemos fazer outra por cima, nada se perde!

Assim temos papéis únicos, exclusivos, prontos para valorizar qualquer livro, marcador de página, envelope, tag, etc....
In fact, it is very easy to use GELLI to make prints on paper because there is no right and wrong. When some impression is not good we can make another one on top, nothing is lost!

So we have unique, exclusive papers, ready to enhance any book, bookmark, envelope, tag, etc ...

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