sexta-feira, 30 de abril de 2021

GELLI: TÉCNICAS COM STENCIL (TECHNIQUES WITH STENCIL)

 

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GELLI é um dos materiais que produz um efeito sempre ótimo, por vezes é uma surpresa, e sempre único!

Existem várias técnicas para aproveitar ao máximo um GELLI, e uma delas é com o uso de stencil.

Também existem stencil de todos os tamanhos, com recortes variados, um mundo!

E é nesse mundo que vamos entrar neste vídeo: um mundo de cores e formas, de tintas e efeitos que produzem lindos papéis decorados!

Vamos nessa?

GELLI is one of the materials that always produces great effects, sometimes it is a surprise, but always unique!
There are several techniques to make the most of a GELLI, and one of them is with the use of stencils.
There are also stencils of all sizes, with different cuts, a world!
And it is in this world that we will enter in this video: a world of colors and shapes, of paints and effects that produce beautiful decorated papers!
So, let's go!


Efeitos abstratos ficam lindos, da mesma forma que efeitos obtidos com stencil.
Abstract effects look great, just like stencil effects.


As cores se misturam e é impossível errar porque quando obtemos um resultado que não gostamos basta refazer o procedimento adicionando outras cores, fazendo outros efeitos.
The colors are mixed and it is impossible to make mistakes because when we get a result that we don't like, we just redo the procedure by adding other colors, making other effects.


Podemos testar a combinação de cores mais inusitada, ou a mais óbvia, tudo é experimentação e aprendizado.
We can test the most unusual color combination, or the most obvious, everything is experimentation and learning.


Ao aplicar a tinta é preciso tomar cuidado para que ela não "patine" sobre a Gelli, então usamos o rolo de borracha apenas para aplicar e não para levar a tinta de um lado para o outro.
When applying the paint it is necessary to take care that it does not "skid" on the Gelli, so we use the rubber roller only to apply and not to take the paint from one side to the other.



Basicamente podemos experimentar a impressão em qualquer tipo de papel incluindo o papel vegetal; o cuidado é apenas quando usarmos papéis leves ou de gramatura baixa.
Basically we can try printing on any type of paper, including tracing paper; caution is only when using  light weight paper.



O resultado sempre surpreende de forma positiva!
The result always surprises in a positive way!


A aplicação de stencil ou até de objetos sobre a Gelli revela um número sem fim de efeitos! Cada impressão é única, original.
The application of stencils or even objects on Gelli reveals an endless number of effects! Each impression is unique, original.


Neste vídeo usei alguns stencils, tintas acrílicas, rolo de borracha e papel gramatura 120.
In this video I have used some stencils, acrylic paints, a rubber roller and  a120 gram paper.




Por cima do material anterior pode-se apenas acrescentar mais tinta, resultando numa soma de cores e formas.
On top of the previous material more paint can be added, resulting in a sum of colors and shapes.


A Gelli Plate é um dos materiais mais versáteis que conheço e que produz efeitos realmente únicos.
Não há a preocupação em "acertar" ou em "perfeição" porque o interessante deste material é justamente a surpresa na mistura de cores, e formas. 
Com o tempo, aprendemos algumas técnicas e assim conseguimos obter o resultado que queremos mas sempre com o elemento surpresa ao nosso lado.
The Gelli Plate is one of the most versatile materials that produces really unique effects.
There is no concern in "getting it right" or in "perfection" because the interesting thing about this material is precisely the surprise in the mixture of colors, and shapes.
Over time, we learned some techniques and so we managed to get the result we want but always with the element of surprise at our side.

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VÍDEO:


quinta-feira, 29 de abril de 2021

ART JOURNALING: TEMPO (TIME)

 

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O Tempo.
O Tempo pode ser o senhor das ruínas mas também pode ser o apaziguador de sentimentos.....

Neste Art Journaling mostro uma pequena parte de como entendo o Tempo, através de técnicas e uso de tintas e materiais diversos.

Art Journaling é assim, só há uma regra: não ter regras nem limites!!

Então você também pode fazer uma bela Arte, expressar seus sentimentos usando o material que você tem à mão!

Vamos fazer juntos? Veja o vídeo no link abaixo.

Time.
Time can be the lord of the ruins but it can also be the appeaser of feelings .....
In this Art Journaling I show a small part of how I understand Time, through techniques and the use of different paints and materials.
Art Journaling is like that, there is only one rule: having no rules or limits !!
So you can also make a beautiful Art, express your feelings using the material you have at hand!
Let's do it together!
Watch the video at the link below.



Material utilizado:

- skecthbook com páginas pintadas com técnica de Gelli;
- páginas de livros;
- estilete;
- régua de metal;
- cola comum;
- pincel para cola;
- stencil;
- gesso de textura;
- espátula para aplicar gesso;
- tinta acrílica metálica;
- pasta metálica dourada;
- soprador (opcional);
- recortes de papel;
- tesoura;
- Distress Crayon;
- Caneta Mitsubishi preta;
- carimbeira Distress Ink;
- caneta Pitt preta;
- carimbeira Archival Ink;

Material used:

- skecthbook with pages painted using Gelli's technique;
- book pages;
- stylus;
- metal ruler;
- common glue;
- glue brush;
- stencil;
- texture plaster;
- trowel to apply plaster;
- metallic acrylic paint;
- golden metallic paste;
- blower (optional);
- paper cutouts;
- scissors;
- Distress Crayon;
- Black Mitsubishi pen;
- Distress Ink stamp;
- black Pitt pen;
- Archival Ink stamp;

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VÍDEO:

https://youtu.be/L0jj6PM87l4

quarta-feira, 28 de abril de 2021

COMO DESENHAR & SOMBREAR UM CONE (HOW TO DRAW & SHADE A CONE)

 

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Quantas pessoas desistem de ter um sketchbook porque não entendem como desenhar e ter o resultado que gostariam, e um dos "segredos" para um bom resultado é simples: desenhar e entender luz e sombra em sólidos geométricos!

Neste vídeo faço um breve estudo com o cone. Treine, pesquise fotos identificando nelas as figuras geométricas e pesquise outros vídeos também.

Logo abaixo, nas Playlists de Desenho & Sketch e Aquarela Teoria você acha mais vídeos dentro desse mesmo tema.

Então role a página e vem ver!

How many people give up on having a sketchbook because they don't understand how to draw and get the result they would like, and one of the "secrets" for a good result is simple: drawing and understanding light and shadow in geometric solids!
In this video I make a brief study with the cone. Train, search for photos by identifying the geometric figures in them and search for other videos as well.
In the Playlists of Drawing & Sketching and Watercolor Theory on Estúdio Brigit's Youtube Channel you will find more videos on the same theme.
So scroll down and see!


Ao estudarmos uma forma geométrica é importante termos essa forma geométrica nas mãos para podermos incidir nela focos de luz e assim criarmos as sombras. 
O estudo de hoje é de um cone então precisamos fazer um cone.
O primeiro passo é desenhar um círculo sobre papel branco e isso pode ser feito com um compasso ou até com um objeto circular como um copo, ou qualquer outro.
When studying a geometric shape it is important to have that geometric shape in your hands so that we can focus on it and focus on creating shadows.
Today's study is of a cone so we need to make a cone.
The first step is to draw a circle on a white paper and this can be done with a compass or even with a circular object such as a glass, or any other object.


Recortamos o círculo de papel e precisamos saber onde está o centro dessa figura. 
Se fizemos com compasso, achar o centro é simples: é onde está o furo feito pelo compasso.
Se fizemos o círculo com outro objeto precisamos calcular visualmente onde está o centro do círculo e pra isso dobramos o circulo ao meio, desdobramos, e depois em ângulo de 90º com a dobra já feita, dobramos novamente o o papel. 
Com lápis marcamos o centro do círculo.
We cut out the circle of paper and we need to know where the center of that figure is.
If we did it with a compass, finding the center is simple: it is where the hole made by the compass is.
If we made the circle with another object we need to visually calculate where the center of the circle is and for that we fold the circle in half, unfold it, and then at an angle of 90º with the fold already made, we fold the paper again.
With a pencil we mark the center of the circle.


Uma vez determinado o centro, fazemos um corte da extremidade até o centro e passamos uma parte do papel cortado por cima do círculo para formar um cone. 
Once the center is determined, we make a cut from the end to the center and pass a part of the cut paper over the circle to form a cone.




O cone pode ter a base mais larga, mais estreita.....e prendemos a parte cortada com adesivo para firmar nosso sólido geométrico.
The cone can have a wider, narrower base ..... and we attach the cut part with adhesive to secure our geometric solid.


Jogamos um foco de luz diretamente sobre o cone (pode ser a luz do celular) e começamos nosso estudo: posicionamos a luz e vemos como a sombra muda de tamanho, de intensidade e de nitidez conforme a posição e a distância da luz.
We throw a spotlight directly on the cone (it could be the cell phone's light) and begin our study: we position the light and see how the shadow changes in size, intensity and sharpness according to the position and distance of the light.


Hora de desenhar: a partir de um quadrado conseguimos desenhar um círculo dentro dele e subir uma linha até um ponto que será a ponta do cone.
Time to draw: from a square we can draw a circle inside it and move up a line to a point that will be the tip of the cone.



Traçamos a linha do horizonte e escolhemos onde será o ponto de luz, projetando-o verticalmente para baixo.
We draw the horizon line and choose where the point of light will be, projecting it vertically downwards.


A partir desse novo ponto traçamos uma linha tangente ao círculo desenhado que é a base do cone.
From this new point we draw a line tangent to the drawn circle that is the base of the cone.


Do ponto de luz na parte superior traçamos uma tangente à parte de trás do círculo.
From the point of light at the top we draw a tangent down to the back of the circle.


O cruzamento dessas duas tangentes forma a sombra do cone.
Essa sombra  é mais escura perto do cone e vai clareando até a ponta.
The intersection of these two tangents forms the shadow of the cone.
This shadow is darker near the cone and lightens up to the tip.


De acordo com o nosso ponto de luz, que neste caso ilumina o lado esquerdo do cone, sombreamos com lápis o lado direito do cone onde a luz não ilumina.
According to our point of light, which in this case illuminates the left side of the cone, we shade with pencil the right side of the cone where the light does not illuminate.


O sombreamento do cone fica mais suave gradativamente da metade até quase a parte esquerda do mesmo.
Cone desenhado e sombreado!
The cone shading gradually becomes softer from half to almost the left part of the cone.
Cone designed and shaded!


É um ótimo exercício que pode ser feito variando o tamanho da base e a altura do cone, bem como o posicionamento do ponto de luz e sua distância em relação ao cone.
Quanto mais exercícios e estudos mais prática adquirimos e melhor o resultado final.
Veja o vídeo no link logo abaixo.
It is a great exercise that can be done by varying the size of the base and the height of the cone, as well as the position of the light point and its distance from the cone.
The more exercises and studies the more practice we acquire and the better the final result.
See the video at the link below.


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VÍDEO: