quarta-feira, 5 de maio de 2021

LÁPIS DE COR PRISMALO AQUARELLE CARAN D'ACHE - RESENHA (WATERCOLOR PENCILS PRISMALO AQUARELLE CARAN D'ACHE - REVIEW)


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Pintar com aquarela é um desafio para muitas pessoas e pintar com lápis aquarela pode ser um desafio ainda maior, por isso conhecer o material é muito importante!

Então vamos começar fazendo uma Tabela de Cores dos lápis Prismalo Aquarelle da Caran D'Ache sobre um pape branco e ver como realmente as cores são.

A partir dessa tabela podemos escolher melhor as cores que iremos usar nas nossas pinturas; isso é essencial para começarmos bem qualquer trabalho!

A caixa possui 30 lápis de cor e você pode pular para o minuto 23:24 para ver a tabela pronta mas minha sugestão é que assista ao vídeo completo principalmente a parte onde passo o pincel com água nas cores já pintadas no papel.

Vamos ver?
Painting with watercolor is a challenge for many people and painting with watercolor pencils can be an even greater challenge, so knowing the material is very important!
So let's start by making a Color Chart of Caran D'Ache's Prismalo Aquarelle pencils on a white paper and see how the colors really are.
From this Chart we can choose better what colors we will use in our paintings; this is essential to start any watercolor art !
The box has 30 colored pencils and you can skip to the minute 23:24 on teh video to see the Chart ready, but my suggestion is that you watch the full video, mainly the part where I run the brush with water in the colors already painted on the paper.
Let's take a look!


Analisando as informações contidas na caixa, que aliás é de metal e por isso bem mais resistente do que se fosse uma caixa de papelão:
- 30 lápis de aquarela;
- fabricação e marca Suíça;
- mina dura;
- minas finas, com 2,95mm;
- lápis sextavado;
- excelente constância à luz:
- madeira de cedro;
- 80 cores disponíveis (nesta caixa temos 30 cores).
Analyzing the information contained in the box, which is actually metal and therefore much more resistant than if it were a cardboard box:
- 30 watercolor pencils;
- Swiss brand and manufacture;
- hard lead;
- 2.95mm thin leads;
- hexagonal pencil;
- excellent light constancy:
- cedar wood;
- 80 colors available (in this box we have 30 colors).


Os lápis vem acomodados em uma bandeja de plástico, isso é bom porque podemos colocar a bandeja em cima da mesa e deixa-los em segurança enquanto fazemos a pintura.
The pencils are accommodated in a plastic tray, this is good because we can put the tray on the table and leave them safe while we do the painting.




Arrumados das cores mais claras para as mais escuras, facilitam a escolha da cor.
Nenhum lápis tem nome de cor mas sim número de série, no caso 999, seguido do número do próprio lápis.
Na extremidade oposta à ponta a mina é coberta com tinta branca, em todos os lápis.

Sempre que faço uma pintura com lápis de cor, aquarelável ou não, muitas pessoas pedem que eu coloque o nome das cores dos lápis no vídeo cada vez que uso cada lápis. 

Mas, o nome da cor pode variar de acordo com cada fabricante e minha resposta é sempre incentivando as pessoas a não se preocuparem tanto em lembrar dos nomes ou em aprender os nomes, porque isso vem com o tempo e a experiência. O mais importante é entender como a cor se comporta no papel e em relação às outras a seu redor. 

Nem todos tem os mesmos materiais, então dar os nomes das cores pode limitar o aprendizado de quem assiste o vídeo porque se eu estiver pintando com uma cor que alguém que está assistindo o vídeo não tem, pode desistir de pintar e não é isso que eu quero!

O ideal é que cada pessoa use o material que tem e escolha cores parecidas com as minhas caso queira fazer pinturas com as cores que eu uso.
Testar cores é um ótimo exercício!

Arranged from the lightest to the darkest colors, they facilitate the choice of color.
No pencil has a color name but a serial number, in the case 999, followed by the number of the pencil itself.
At the end, opposite the tip, the lead is covered with white paint on all pencils.

Whenever I paint with colored pencils, watercolored or not, many people ask me to name the colors of the pencils in the video each time I use each pencil.
But, the name of the color can vary according to each manufacturer and my answer is always encouraging people not to worry so much about remembering the names or learning the names, because that comes with time and experience. The most important thing is to understand how the color behaves on paper and in relation to the others around it.
Not everyone has the same materials, so naming the colors can limit the learning experience of those who watch the video because if I am painting with a color that someone who is watching the video does not have, they can give up painting and that is not what I want!
Ideally, each person should use the material they have and choose colors similar to mine if they want to make paintings with the colors I use.
Testing colors is a great exercise!


As cores pintadas no corpo dos lápis são muito parecidas com as minas, mas mesmo assim é preciso fazer a Tabela de Cores porque existem diferenças.
The colors painted on the body of the pencils are very similar to the leads, but even so it is necessary to make the Color Chart because there are differences.


Como são 30 cores, em um pedaço de papel 200g/m² tracei 6 colunas e 5 linhas obtendo 30 espaços onde ficarão as cores.
Em cada espaço coloquei o número de cada lápis na mesma ordem apresentada na caixa.
As there are 30 colors, on a 200g / m² piece of paper I traced 6 columns and 5 lines, obtaining 30 spaces where the colors will be.
In each space I put the number of each pencil in the same order presented in the box.


Optei por primeiramente pintar a seco todos os espaços, em movimento diagonal, em um tom mais claro para um bem escuro que na verdade será a própria cor de cada lápis.
I opted to first dry-paint all the spaces, in diagonal movement, in a lighter shade for a very dark one that actually will be the color of each pencil.



Com a tabela completa, é hora de passar o pincel molhado em água procurando fazer um degradê do claro para o escuro.
With the chart completed, it's time to pass the brush wet in water trying to make a gradient from light to dark.




Escrevi o número de cada lápis com marcador permanente da Mitsubishi por ser resistente á água. 
I wrote the number of each  pencil with a Mitsubishi permanent marker because it is water resistant.


Percebi que realmente as minas são duras e em algumas cores riscam um pouco o papel;
a pigmentação é forte, cores intensas mas em algumas cores claras a gradação de claro e escuro é muito sutil;
também notei saturação em algumas cores escuras e uma ou duas cores pareceram ser um pouco metálicas.
I realized that the leads are really hard and in some colors they scratch the paper a little;
pigmentation is strong, intense colors but in some light colors the gradation of light and dark is very subtle;
I also noticed saturation in some dark colors and one or two colors appeared to be a little metallic.

Resumindo: ótimos lápis e em breve farei uma pintura com eles, super recomendo!
In short: great pencils and soon I will make a painting, I highly recommend them!


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VÍDEO:

sexta-feira, 30 de abril de 2021

GELLI: TÉCNICAS COM STENCIL (TECHNIQUES WITH STENCIL)

 

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GELLI é um dos materiais que produz um efeito sempre ótimo, por vezes é uma surpresa, e sempre único!

Existem várias técnicas para aproveitar ao máximo um GELLI, e uma delas é com o uso de stencil.

Também existem stencil de todos os tamanhos, com recortes variados, um mundo!

E é nesse mundo que vamos entrar neste vídeo: um mundo de cores e formas, de tintas e efeitos que produzem lindos papéis decorados!

Vamos nessa?

GELLI is one of the materials that always produces great effects, sometimes it is a surprise, but always unique!
There are several techniques to make the most of a GELLI, and one of them is with the use of stencils.
There are also stencils of all sizes, with different cuts, a world!
And it is in this world that we will enter in this video: a world of colors and shapes, of paints and effects that produce beautiful decorated papers!
So, let's go!


Efeitos abstratos ficam lindos, da mesma forma que efeitos obtidos com stencil.
Abstract effects look great, just like stencil effects.


As cores se misturam e é impossível errar porque quando obtemos um resultado que não gostamos basta refazer o procedimento adicionando outras cores, fazendo outros efeitos.
The colors are mixed and it is impossible to make mistakes because when we get a result that we don't like, we just redo the procedure by adding other colors, making other effects.


Podemos testar a combinação de cores mais inusitada, ou a mais óbvia, tudo é experimentação e aprendizado.
We can test the most unusual color combination, or the most obvious, everything is experimentation and learning.


Ao aplicar a tinta é preciso tomar cuidado para que ela não "patine" sobre a Gelli, então usamos o rolo de borracha apenas para aplicar e não para levar a tinta de um lado para o outro.
When applying the paint it is necessary to take care that it does not "skid" on the Gelli, so we use the rubber roller only to apply and not to take the paint from one side to the other.



Basicamente podemos experimentar a impressão em qualquer tipo de papel incluindo o papel vegetal; o cuidado é apenas quando usarmos papéis leves ou de gramatura baixa.
Basically we can try printing on any type of paper, including tracing paper; caution is only when using  light weight paper.



O resultado sempre surpreende de forma positiva!
The result always surprises in a positive way!


A aplicação de stencil ou até de objetos sobre a Gelli revela um número sem fim de efeitos! Cada impressão é única, original.
The application of stencils or even objects on Gelli reveals an endless number of effects! Each impression is unique, original.


Neste vídeo usei alguns stencils, tintas acrílicas, rolo de borracha e papel gramatura 120.
In this video I have used some stencils, acrylic paints, a rubber roller and  a120 gram paper.




Por cima do material anterior pode-se apenas acrescentar mais tinta, resultando numa soma de cores e formas.
On top of the previous material more paint can be added, resulting in a sum of colors and shapes.


A Gelli Plate é um dos materiais mais versáteis que conheço e que produz efeitos realmente únicos.
Não há a preocupação em "acertar" ou em "perfeição" porque o interessante deste material é justamente a surpresa na mistura de cores, e formas. 
Com o tempo, aprendemos algumas técnicas e assim conseguimos obter o resultado que queremos mas sempre com o elemento surpresa ao nosso lado.
The Gelli Plate is one of the most versatile materials that produces really unique effects.
There is no concern in "getting it right" or in "perfection" because the interesting thing about this material is precisely the surprise in the mixture of colors, and shapes.
Over time, we learned some techniques and so we managed to get the result we want but always with the element of surprise at our side.

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VÍDEO:


quinta-feira, 29 de abril de 2021

ART JOURNALING: TEMPO (TIME)

 

(clique  para ampliar-click  to enlarge)

O Tempo.
O Tempo pode ser o senhor das ruínas mas também pode ser o apaziguador de sentimentos.....

Neste Art Journaling mostro uma pequena parte de como entendo o Tempo, através de técnicas e uso de tintas e materiais diversos.

Art Journaling é assim, só há uma regra: não ter regras nem limites!!

Então você também pode fazer uma bela Arte, expressar seus sentimentos usando o material que você tem à mão!

Vamos fazer juntos? Veja o vídeo no link abaixo.

Time.
Time can be the lord of the ruins but it can also be the appeaser of feelings .....
In this Art Journaling I show a small part of how I understand Time, through techniques and the use of different paints and materials.
Art Journaling is like that, there is only one rule: having no rules or limits !!
So you can also make a beautiful Art, express your feelings using the material you have at hand!
Let's do it together!
Watch the video at the link below.



Material utilizado:

- skecthbook com páginas pintadas com técnica de Gelli;
- páginas de livros;
- estilete;
- régua de metal;
- cola comum;
- pincel para cola;
- stencil;
- gesso de textura;
- espátula para aplicar gesso;
- tinta acrílica metálica;
- pasta metálica dourada;
- soprador (opcional);
- recortes de papel;
- tesoura;
- Distress Crayon;
- Caneta Mitsubishi preta;
- carimbeira Distress Ink;
- caneta Pitt preta;
- carimbeira Archival Ink;

Material used:

- skecthbook with pages painted using Gelli's technique;
- book pages;
- stylus;
- metal ruler;
- common glue;
- glue brush;
- stencil;
- texture plaster;
- trowel to apply plaster;
- metallic acrylic paint;
- golden metallic paste;
- blower (optional);
- paper cutouts;
- scissors;
- Distress Crayon;
- Black Mitsubishi pen;
- Distress Ink stamp;
- black Pitt pen;
- Archival Ink stamp;

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VÍDEO:

https://youtu.be/L0jj6PM87l4