quarta-feira, 12 de maio de 2021

COLORINDO COM PRISMALO AQUARELLE CARAN D'ACHE #1(COLORING WITH PRISMALO AQUARELLE CARAN D'ACHE # 1)

 

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Hoje é o primeiro de 2 vídeos onde faço uma pintura com o lápis de cor Prismalo Aquarelle Caran D'Ache, em livro de colorir.

Sempre faço primeiro a coloração de partes do desenho seguido de aquarela com pincel úmido, volto com o jogo de sombra com aplicação das cores complementares ou até de cor escura, e aplicação de branco com caneta gel ou guache.

O livro que escolhi foi um presente, chama-se Color and Conjure de Natalie Zaman e Wendy Martin.

Apesar do papel não ser adequado para a técnica de aquarela consegui um bom resultado na pintura.

Durante a execução da pintura dou algumas dicas e sugestões para um melhor resultado.
Vamos ver?

Today is the first of 2 videos where I paint with the Prismalo Aquarelle Caran D'Ache colored pencil, in a coloring book.

I always do the coloring of parts of the drawing first, followed by watercolor with a damp brush, I return with some shadows with the help of the complementary colors or even a dark color, and finally the application of white with gel or gouache.

The book I chose was a gift, called Color and Conjure by Natalie Zaman and Wendy Martin.

Although the paper is not suitable for the watercolor technique, I managed to get a good result in the painting.

During the execution of the painting I give some tips and suggestions for a better result.

Come and see!


Eu já tinha experimentado esses lápis em outro desenho desse livro e gostei bastante do resultado.
I had already tried these pencils in another drawing in this book and I really liked the result.


O material que uso é bem simples:
- um pedaço de acetato para colocar sob a página que será pintada; mas sempre uso esse acetato mesmo que o lápis não seja aquarelável;
I use a is very simple material:
- a piece of acetate to put under the page that is going to be painted; but I always use this acetate even if the pencil is not watercolored;


- alguns pincéis específicos para aquarela, tamanhos variados;
- some specific brushes for watercolor, varied sizes;


- um pincel para limpar a pintura, pode ser um pincel de maquiagem;
- a brush to clean the painting, it can be a makeup brush;


- uma toalha de papel de cozinha para tirar o excesso de água do pincel;
- a kitchen paper towel to remove excess water from the brush;


- um apontador;
- a sharpener;


- um alongador de lápis, para o caso de lápis menores;
- a pencil lengthener, in the case of smaller pencils;


Com a ajuda da Tabela de Cores posso escolher melhor as cores que vou usar em cada parte do desenho, lembrando que nesta caixa os lápis vem enumerados mas sem nome de cores.
With the help of the Color Chart I can better choose the colors that I will use in each part of the drawing, remembering that in this box the pencils are numbered but without a name for colors.


Depois de analisar o desenho e entender quais cores usarei em cada parte, começo a pintura de cima para baixo e da esquerda para a direita porque sou destra.
After analyzing the drawing and understanding what colors I will use in each part, I start painting from top to bottom and from left to right as I am right-handed.


Também gosto de colocar uma folha de papel sob meu braço e mão para evitar contato direto com a pintura.
I also like to put a sheet of paper under my arm and hand to avoid direct contact with the painting.


Os lápis que usei em toda a pintura são mostrados no vídeo, pela Tabela de Cores. Gosto de começar fazendo um fundo com as cores mais claras e ir escurecendo gradativamente com cores médias e mais escuras, ou simplesmente pressionando a mão para obter um tom mais escuro.
The pencils I used throughout the painting are shown in the video, by the Color Chart. I like to start by making a background with the lightest colors and gradually darkening with medium and darker colors, or simply pressing the hand to obtain a darker tone.


A pintura a lápis é feita por partes e assim que termino uma pequena parte gosto de aquarelar para ver o resultado.
The pencil painting is done in parts and as soon as I finish a small part I like to watercolor it to see the result.


Decidi pintar todo o tronco de árvore de uma vez só.
I decided to paint the entire tree trunk at once.



Com o tronco todo pintado fica mais fácil  escolher as outras cores. Mais tarde voltarei a esse tronco para acrescentar detalhes de cor.
With the trunk all painted it is easier to choose the other colors. Later I will return to this trunk to add color details.


Agora é a vez de pintar as pedras; faço uma base cinza em todas elas.
Now it is the turn to paint the stones; I make a gray base on all of them.


E completo com outras cores; também mais tarde vou finalizar as pedras acrescentando mais detalhes de cor.
And complete with other colors; I will also finish the stones later, adding more color details.


Esse desenho possui 3 cantoneiras. Acho que tons de azul e um pouco de alguma cor que usei no tronco darão destaque e ao mesmo temo unificarão a pintura.
This design has 3 angles. I think shades of blue and a little bit of some color that I used on the trunk will highlight and at the same time unify the painting.




Amanhã terminarei a pintura: folhas, faixa, letras e retoques de cor no tronc e nas cantoneiras.
Tomorrow I will finish the painting: leaves, stripe, letters and touches of color on the trunk and the angles, and everything else.


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VÍDEO:

sexta-feira, 7 de maio de 2021

COMO FAZER COLA COM CMC - DIY (HOW TO MAKE GLUE WITH CMC)

 

(clique  para ampliar-click  to enlarge)


Mas o que é CMC?

É a sigla de Carboxi Metil Celulose que por ser um espessante, estabilizante e aglutinante amplamente utilizado em alimentos, cosméticos, papel, produtos farmacêuticos, tintas...
e também podemos fazer cola com ele!

Qual é a vantagem dessa cola? O tempo de "pega"!

Quantas vezes acabamos de colar um papel e precisamos retira-lo para colocar melhor ou mesmo substituir por outro papel mas... já está colado, o tempo de colagem é bem rápido!

Misturando CMC com cola branca na proporção certa podemos retardar o tempo de "pega" (que é o tempo antes do papel realmente colar em alguma superfície) ganhando alguns segundos a mais para poder mexer e ajeitar melhor.

Além disso a cola desliza suave, macia, e com apenas uma colher de sopa dá pra fazer uma boa quantidade de CMC!

Vem ver!

But what is CMC?
It is the acronym for Carboxy Methyl Cellulose which as a thickener, stabilizer and binder widely used in food, cosmetics, paper, pharmaceuticals, paints ...
and we can also make glue from it!
What is the advantage of this glue? The "catch" time!
How many times have we just pasted a paper and need to remove it to put it better or even replace it with another paper but ... it is already glued, the gluing time is very fast!
By mixing CMC with white glue in the right proportion, we can delay the "catch" time (which is the time before the paper actually sticks to some surface), gaining a few more seconds to be able to replace it better.
In addition, the glue glides smooth, soft, and with just a tablespoon you can make a good amount of CMC!
Come and see!


CMC é um pó branco, bem fino, que pode ser comprado por quilo ou em potes menores. Você encontra CMC á venda em lojas de produtos para confeitaria e pela internet também.

Vamos usar colher e xícara padrão mas se você não tiver use uma colher de sopa e uma xícara de chá comum.
CMC is a very fine white powder that can be purchased by kilo or in smaller pots. You can find CMC for sale in confectionery stores and on the internet as well.
We will use a standard spoon and cup but if you don't have them, use a tablespoon and a cup of ordinary tea.


Esquente o equivalente a uma xícara de água filtrada (190ml); pode ser no microondas por 40 segundos ou diretamente no fogão.
Em um pote de vidro que tenha tampa, coloque a água quente.
Meça uma colher de sopa de CMC (equivalente a 8 gramas) e derrame bem devagar na água, mexendo com um garfo ou com um pequeno fouet.
Heat the equivalent of a cup of filtered water (190ml); it can be in the microwave for 40 seconds or directly on the stove.
In a glass jar that has a lid, place the hot water.
Measure out a tablespoon of CMC (equivalent to 8 grams) and pour it slowly into the water, stirring with a fork or a small fouet.


Bata sem parar e vá acrescentando o pó de CMC até acabar.
Calma! Empelotou tudo, parece que não vai dar certo, né?
Beat without stopping and add the CMC powder until finished.
Calm down! It seems stuffed, it looks like it won't work, right?

Com uma colher volte a mexer, tentando esmagar as partes sólidas que se formaram.
Não se desespere, é assim mesmo!
Ficará um tipo de geléia, empelotada mesmo.
With a spoon, stir again, trying to crush the solid parts that were formed.
Do not despair, it’s like that!
It is going be a kind of jam, really lumpy.


Tampe o vidro e deixe descansar até o dia seguinte.
Abra o pote e volte a mexer, com colher, dissolvendo a geléia até virar um gel.
Cover the glass and let it rest until the next day.
Open the jar and stir the jelly with a spoon, dissolving until it becomes a gel.


Em outro vidro faça 5 marcações com caneta marcador. Cada marcação corresponde a 20%
e as 5 marcações correspondem a 100%.
Vamos fazer uma mistura com cola branca pva, a 40%. Como se faz isso?

Coloque o gel de CMC no vidro até atingir a primeira marcação com caneta, use uma espátula para assentar o gel no fundo do vidro.
Complete o restante das marcações do vidro com a cola branca e novamente mexa com colher até que a massa, ou nova cola, fique bem homogeneizada.
On another glass, make 5 markings with a marker pen. Each mark corresponds to 20%
and the 5 markings correspond to 100%.
Let's make a 40% mixture with white glue. How do you do this?
Place the CMC gel in the glass until it reaches the first pen mark, use a spatula to set the gel on the bottom of the glass.
Complete the rest of the markings on the glass with the white glue and again stir with a spoon until the dough, or new glue, is well homogenized.


Você sentirá que a nova cola é suave, macia, deslizante e lisa.....uma massa perfeita!
You will feel that the new glue is smooth, soft, sliding ..... a perfect paste!


Se preferir divida parte da cola em outro pote com tampa preferencialmente de plástico para não criar ferrugem.
E esta pronta a cola maravilhosa com CMC!
You may divide part of the new glue in another pot with a plastic lid.
And the wonderful glue with CMC is ready!


Vamos fazer o teste?

Tenho 2 pedaços de papel e vou colar um no outro.
Let's test!
I have 2 pieces of paper and I will stick them together.


Colei. E como o tempo de pega é maior posso descolar o papel, ajeitar, colar novamente... ou até mudar de papel: colar outro......
Done. And as it takes longer to paste, I can peel the paper off, straighten it, paste it again ... or even change the paper: paste another one ......



....ou simplesmente ajeitar melhor o papel!
Uma cola excelente, quem faz usa uma vez quer usar sempre!
.... or simply straighten the paper better!
An excellent glue, whoever uses it once wants to use it always!

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quinta-feira, 6 de maio de 2021

COMO FAZER PHOTO BOARD - DIY (HOW TO MAKE PHOTO BOARD)

(clique  para ampliar-click  to enlarge)


"Mas o que é Photo Board?!" - você deve estar se perguntando!

É simples: sabe quando vamos tirar fotos de um objeto e precisamos arrumar uma mesa, uma superfície para coloca-lo e ainda precisamos enfeitar essa mesa ou superfície? Pode ser bem chato de fazer e nos toma um bom tempo, não é?

Quando temos vários Photos Boards fica muito mais fácil porque basta escolher um, colocar nosso objeto em cima e fotografar!

Isso mesmo, um Photo Board é um "fundo para fotos", ou seja, uma "mesa pronta", uma "superfície pronta" então não precisamos usar nosso tempo enfeitando um fundo para nossas fotos.

Adotei Photo Boards recentemente e estou gostando bastante!

O material é bem fácil: um pedaço de papelão, papéis de presente
ou até tecido, algumas tintas e pronto!

Vem ver como fazer!

"But what is Photo Board ?!" - you must be asking yourself!
It's simple: you know when we are going to take pictures of an object and we need to find a table, a surface to put it on and we still need to decorate that table or surface? It can be quite annoying to do and it takes us a long time, right?
When we have several Photos Boards it is much easier because you just have to choose one, place the object on top and shoot!
That's right, a Photo Board is a "background for photos", that is, a "ready table ", a "ready surface" so we don't need to spend our time decorating a background for our photos.
I recently adopted Photo Boards and I'm really enjoying them!
The material is easy to find: a piece of cardboard, wrapping paper or even fabric, some paints and that's it!
Come and see how to make it!


A base para o Photo Board pode ser um pedaço de madeira ou de papelão; eu prefiro papelão porque é mais fácil achar pedaços de papelão do que de madeiras e também porque podemos descartar um Photo Board de papelão quando quisermos renovar a decoração ou quando ficar usado demais.
The base for the Photo Board can be a piece of wood or cardboard; I prefer cardboard because it is easier to find pieces of cardboard than wood and also because we can discard a cardboard Photo Board when we want to renew the decoration or when it is used too much.


Os  papéis que serão colados na base podem ser rasgados com a mão ou cortados com tesoura, a gosto, e colados com cola para decoupage aplicada com pincel.
The papers that will be glued to the base can be torn by hand or cut with scissors, as desired, and glued with glue for decoupage applied with a brush.


O resultado é uma explosão de cores bastante interessante!
The result is a very interesting explosion of colors!


Para "suavizar" um pouco essa explosão podemos aplicar gesso acrílico em algumas partes, aleatoriamente.
Não é necessário envernizar, o Photo Board está pronto.
To "soften" this explosion a little, we can apply acrylic gesso on some parts, randomly.
There is no need to varnish, the Photo Board is ready.


Outra forma de cobrir a base é com folhas de livros inteiras, sem rasgar, colando-as vertical e horizontalmente para dar mais movimento.
Another way to cover the base is with whole sheets of books, without tearing, gluing them vertically and horizontally to give more movement.


Não é necessário envernizar mas pode-se aplicar uma fina camada de cola por cima de toda a extensão.
It is not necessary to varnish but a thin layer of glue can be applied over the entire length.


Nos 2 exemplos acima também podemos aplicar carimbos e até envelhecer a superfície, conforme o resultado que se queira nas fotos a serem tiradas tendo como fundo um desses Photo Boards.
In the 2 examples above, we can also apply stamps and even age the surface, depending on the result we want in the photos to be taken against the background of one of these Photo Boards.


No vídeo (link logo abaixo) eu mostro outro Photo Board simplesmente revestido com papel de presente; outro jeito simples e rápido de fazer mais um Photo Board.

Com algum material e alguns pedaços de papelão podemos fazer muitos Photo Boards, um para cada tipo de foto que iremos tirar.
In the video (link below) I show another Photo Board simply covered with gift paper; another quick and simple way to make another Photo Board.
With some material and some pieces of cardboard we can make a lot of Photo Boards, one for each type of photo that we are going to take.

Materiais usados:

- um pedaço grande de papelão (pode ser de caixa);

- folhas de livros, recortes de papel, sobras de papel de scrapbooking, papel de presente;

- cola para decoupage;

- pincel para aplicar a cola;

- gesso acrílico branco;

- carimbos;

- placa acrílica;

- carimbeira Archival Ink.

Materials used:

- a large piece of cardboard (can be from a box);

- sheets of books, paper clippings, scrapbooking paper scraps, gift paper;

- glue for decoupage;

- brush to apply the glue;

- white acrylic gesso;

- stamps;

- acrylic plate;

- Archival Ink stamp.


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https://youtu.be/-Z6hD69-7Go