quarta-feira, 19 de maio de 2021

PERSPECTIVA: 1 PONTO DE FUGA (1 POINT PERSPECTIVE)


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Quantas pessoas desistem de desenhar por não conhecerem a perspectiva? E quantas sabem que a perspectiva é importantíssima no desenho mas acham difícil, e desistem?

Tudo é questão de estudo de teoria e de treino do desenho. Quanto mais se treina, mais confiança se ganha e mais rápido os desenhos de objetos e até de paisagens ficam melhores.

Tudo ao nosso redor está em perspectiva. Ela está presente em todos os objetos, em todas as direções, em todas as paisagens, então adiar o aprendizado só faz com que adiemos nossa satisfação em desenhar bem!

Vem, é fácil, começando pela perspectiva de 1 ponto, depois de 2 pontos, de 3 pontos....pela ordem, e apenas começando em uma quando a anterior estiver sendo desenhada de forma certa.

How many people give up drawing because they don't know to draw in perspective? And how many know that perspective is very important in drawing but find it difficult, and give up?Everything is a matter of studying theory and drawing training. The more you train, the more confidence you gain and the faster the drawings of objects and even landscapes get better.Everything around us is in perspective. It is present in all objects, in all directions, in all landscapes, so postponing learning only makes us postpone our satisfaction in drawing well!

Come on, it's easy, starting from the perspective of 1 point, then 2 points, 3 points .... in order, and only starting the next when the previous one is being drawn in the right way.

O que é perspectiva? É uma técnica que usamos para dar a um desenho, feito na superfície plana do papel, a impressão de profundidade.

A primeira coisa que fazemos é a Linha do Horizonte (LH) que é a linha que divide o céu e a terra, ou o céu e a água....é aquela linha que vemos quando olhamos pro fundo da nossa cena e vemos, por exemplo, o céu encostando no mar, ou no solo.

What is perspective? It is a technique that we use to give a drawing, done on the flat surface of the paper, the impression of depth.

The first thing we do is the Horizon Line (LH) which is the line that divides the sky and the earth, or the sky and the water .... it is that line that we see when we look at the bottom of our scene and we see, for example, the sky touching the sea, or the ground.


Quanto mais perto um objeto está da Linha do Horizonte e longe do observador, menor desenharemos esse objeto, e vice-versa, então a distância entre o observador, o horizonte e o objeto pode ser desenhada para criar uma ilusão de ótica que nos mostra o quão longe está o objeto do observador, o objeto do horizonte, e o horizonte do observador. 

The closer an object is to the Horizon Line and away from the observer, the smaller we will draw that object, and vice versa, so the distance between the observer, the horizon and the object can be drawn to create an optical illusion that shows us  how far away is the object of the observer, the object of the horizon, and the horizon of the observer.






Um objeto perto da Linha do Horizonte tende a ser menor do que realmente ele é. Quanto mais longe da Linha do Horizonte mais esse objeto tende a revelar sua dimensão real. 

A luz e a sombra que incidem em um objeto também nos ajudam a entender sua posição e tamanho mas não veremos isso neste estudo.

Ponto de Fuga é onde as linhas se encontram ao longo de uma distância.

An object near the Horizon Line tends to be smaller than it actually is. The further away from the Horizon Line, the more this object tends to reveal its real dimension.

The light and shadow that fall on an object also helps us to understand its position and size, but we will not see that in this study.

Vanishing Point is where the lines meet over a distance.



A perspectiva com 1 Ponto de Fuga nos mostra a dimensão de um objeto em relação a um único ponto onde todas as arestas desse objeto convergem para esse ponto.

The 1 Vanishing Point perspective shows us the dimension of an object in relation to a single point where all edges of that object converge to that point.


Olhe ao seu redor, procure imagens e fotos na internet e identifique onde está a Linha do Horizonte e quantos Pontos de Fuga existem em tudo que nos cerca. Tudo está em perspectiva, é assim que enxergamos e graças a ela temos uma percepção melhor do mundo que nos cerca.
Desenhar objetos usando a Perspectiva de 1 Ponto de Fuga é um excelente exercícos antes de entendermos 2 ou mais Pontos de Fuga.
Look around, search for images and photos on the internet and identify where the Horizon Line is and how many Vanishing Points are in everything around us. Everything is in perspective, that's how we see it and thanks to it we have a better perception of the world around us.
Drawing objects using 1 Point Perspective is an excellent exercise before we understand 2 or more Vanishing Points.

Eu realmente recomendo a você que assista o vídeo do link abaixo para entender melhor.

I really recommend you to watch the video from the link below to understand it better.

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VÍDEO:

sexta-feira, 14 de maio de 2021

COMO FAZER FALSO PAPEL VEGETAL#1(Em recortes) - HOW TO MAKE FAKE CLEAR PAPER # 1 (In cutouts)


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Ter recortes de figuras é sempre útil quando estamos fazendo algum tipo de artesanato ou até de arte, e ter recortes é simples: basta recortar figuras de papéis de Scrapbooking,
por exemplo.

Claro que também podemos recortar de revistas, ou carimbar alguns papéis e recortar a figura dos carimbos.

Algumas vezes eu quero que meus recortes sejam em papel vegetal: é só carimbar e recortar o papel.

Mas e quando já tenho recortes prontos, de papéis de Scrapbooking mas gostaria que fossem de papel vegetal?

Ou seja, como "transformar" papel comum em papel vegetal?

Claro que é um falso papel vegetal mas fica bastante parecido com o verdadeiro e assim obtenho o efeito que eu quero!

Vamos ver como fazer um falso papel vegetal?

Having cutouts of figures is always useful when we are doing some kind of crafts or even art, and having cutouts is simple: just cut the pictures from Scrapbooking papers,for example.

Of course, we can also cut out magazines, or stamp some papers and cut out the figure of the stamps.

Sometimes I want my cutouts to be on parchment paper: So i just stamp and cut the paper.

But what about when I already have cutouts ready for Scrapbooking papers but would like them to be made of clear paper? That is, how to "transform" plain paper into clear paper?

Of course it is a fake tracing/clear paper but it looks very similar to the real one and so I get the effect I want!

Let's see how to make a fake clear paper!


Gosto de juntar vários recortes, separados por temas em sacos plásticos ou pequenas caixas, e muitos deles foram feitos apenas usando carimbos. Claro que posso carimbar diretamente no papel vegetal.
I like to put together several cutouts, separated by themes in plastic bags or small boxes, and many of them were made using stamps only. Of course, I can stamp directly on clear paper.


Mas os recortes que faço dos papéis de Scrapbooking ou até quando  imprimo figuras da internet não são em papel vegetal, então fiquei pensando em um jeito fácil e rápido de transformar o papel esses recortes!
But the cutouts I make of Scrapbooking papers or even when I print pictures from the internet are not on clear paper, so I kept thinking about an easy and quick way to transform these cutouts paper!


 Nas fotos acima e abaixo vemos papéis vegetais falsos, muito parecidos com os verdadeiros, feitos a partir de papel comum. A transparência é uma característica importante no papel vegetal e com o método abaixo é possível obter essa transparência.

Na foto abaixo o papel da esquerda é falso papel vegetal e o da direita é papel comum. Mas o da esquerda também era papel comum e branco como o da direita. Belo efeito, não é?
In the photos above and below we see fake clear papers, very similar to the real ones, made from plain paper. Transparency is an important characteristic in tracing/clear paper and with the method below it is possible to obtain this transparency.

In the photo below the paper on the left is fake tracing/clear paper and the one on the right is plain paper. But the one on the left was also plain white paper like the one on the right. Nice effect, isn't it?


Precisamos do aquecedor de emboss ou do ferro elétrico, de uma superfície para apoiar o papel ou, no caso de usar o ferro elétrico, da própria tábua de passar.
We need the emboss heater or the electric iron, a surface to support the paper or, in the case of using the electric iron, the ironing board itself.


Colocamos um papel comum em cima da superfície escolhida, e em cima desse papel colocamos o recorte de papel que queremos transformar para papel vegetal.
We put a plain paper on top of the chosen surface, and on top of that paper we place the cutout that we want to transform into clear paper.


Precisamos de parafina, fácil de obter! 
Raspamos um pouco de vela branca dentro de um pote.
We need paraffin, easy to get!
We scrape a little white candle in a pot.


Vamos precisar também de um papel vegetal verdadeiro porque precisamos ver através dele.
We  also need a real tracing/clear paper because we need to see through it.


Colocamos um pouco de parafina sobre o recorte e o papel vegetal verdadeiro sobre a parafina e recorte.
We put a little bit of paraffin over the cutout and the real clear paper over the paraffin and cutout.


Com o aquecedor de emboss, cuidadosamente aquecemos a parafina para que derreta e cubra toda a superfície do recorte e como o papel vegetal verdadeiro está por cima fica fácil guiar o aquecedor.
With the emboss heater, we carefully heat the paraffin so that it melts and covers the entire surface of the cutout and as the real parchment paper is on top it is easy to guide the heater.


Levantamos o papel vegetal verdadeiro e está pronto o nosso recorte com papel vegetal falso!
We lift the real clear paper and our cutout with fake clear paper is ready!


Na foto abaixo temos 2 recortes com papel já modificado, prontos para serem usados.
Gostou da técnica?
Dá uma olhadinha no vídeo abaixo.
In the photo below we have 2 cutouts with paper already modified, ready to be used.
Did you like the technique?
Take a look at the video below.



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VÍDEO:







quinta-feira, 13 de maio de 2021

COLORINDO COM PRISMALO AQUARELLE CARAN D'ACHE #2(COLORING WITH PRISMALO AQUARELLE CARAN D'ACHE # 2)

 
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Neste segundo vídeo vamos terminar a pintura da página do livro de colorir Color and Conjure de Natalie Zaman e Wendy Martin, com lápis de cor Prismalo Aquarelle da Caran D'Ache.

Os lápis são enumerados e sem nome de cor; não usei a caixa inteira, o papel do livro não é adequado para pintura em aquarela mas consegui um bom resultado.

São dois vídeos cheios de dicas onde praticamente converso com você sobre as melhores decisões e escolhas para fazer esta pintura.

Então pegue seus lápis, seu livro de colorir e siga as dicas, tenho certeza eu você obterá um ótimo resultado!

Quer ver o 1º vídeo? Clique no link: https://youtu.be/xKwrt5c9THY

In this second video we will finish painting the coloring book page Color and Conjure by Natalie Zaman and Wendy Martin, with Prismalo Aquarelle colored pencils by Caran D'Ache.

The pencils are enumerated and without a color name; I didn't use the whole box, the paper of the book is not suitable for watercolor painting but I got a good result.

There are two videos full of tips where I practically talk to you about the best decisions and choices to make this coloring.

So get your pencils, your coloring book and follow the tips, I'm sure you will get a great result!

Would you like to see the 1st video? Click on the link: https://youtu.be/xKwrt5c9THY


Novamente recorro à minha Cartela de Cores para escolher a cor da faixa e das letras e escolher também quais lápis usarei para o jogo de luz e sombra de todas as partes.
Again I use my Color Chart to choose the color of the stripe and the letters and also choose which pencils I will use for the play of light and shadow of all parts.


Decidi que a faixa será vermelha com letras azuis então pinto uma base vermelha bem suave para depois acrescentar tons mais escuros de vermelho.
I decided that the stripe will be red with blue letters so I painted a very soft red base and then added darker shades of red.


Como as minhas cantoneiras são predominantemente azuis, pintar as letras de azul me ajuda a unificar as cores.
As my angles are predominantly blue, painting the letters blue helps me to unify the colors.



A aplicação do pincel úmido de água ajuda ainda mais a ter certeza de que escolhi as cores certas!
The application of the damp water brush further helps to make sure that I have chosen the right colors!




As pedras serão uma mistura de cores terrosas como marrons, com um pouco de verde e até de rosa.
The stones will be a mixture of earthy colors like brown, with a little green and even pink.


Nesta etapa, todo o desenho foi pintado com lápis seco, aquarelado, e agora que está seco começo a escurecer os detalhes onde acredito que haja sombra.
At this stage, the entire drawing was painted with dry pencil, then watercolored, and now that all is dry I begin to darken the details where I believe there is some shade.



Para fazer as partes onde a luz incide direto quero uma tinta branca então vou usar gouache aplicado com pincel molhado.
To make the parts where the light strikes directly I want a white paint so I will use gouache applied with a wet brush.



Minha pintura está pronta, só preciso deixar secar um pouco!

Lápis aprovados! 
Consegui bons efeitos nesta coloração mesmo o papel não sendo o ideal para aquarela.

E você? Já usou lápis aquarela? 
My coloring is ready, I just need to let it dry a little!

Approved pencils, yeah!
I got good effects in this coloring even though the paper is not ideal for watercolor.

What about you? Have you ever used watercolor pencils?


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