terça-feira, 9 de abril de 2019

DISCO CROMÁTICO #5 - Escala Tonal (CHROMATIC DISC # 5 - Tonal Scale) - VÍDEO




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Vamos continuar hoje a série de vídeos sobre Disco Cromático, ou Círculo Cromático, onde estudamos as propriedades das cores, a relação das cores entre si, e como elas estão presentes em tudo na nossa vida e no mundo nos ajudando a enxergar melhor as formas, a ter uma noção melhor de profundidade, de sombra e luz.





Um estudo que nos ajuda muito é quando fazemos a Escala Tonal, a escala de tons. 





Mas o que é "tom"?


O tom refere-se a quanto de luz existe em uma cor. Quando adicionamos branco ou preto a uma cor fazemos graduações que são chamadas de "tons" ou "escalas tonais". Podemos então dizer que "tom" é o quanto de branco ou de preto existe em uma cor.





Para estudar os tons fazemos uma escala com 8, 9 ou mais quadrados em uma folha branca; quanto mais quadrados mais tons teremos, mais "diluída" e completa é a nossa escala.


Let's continue today the series of videos on Chromatic Disc, or Chromatic Circle, where we study the properties of colors, the relation of colors to each other, and how they are present in everything in our life and in the world, helping us to better see the forms, to have a better sense of depth, of shadow and light.


A study that helps us a lot is when we do the Tonal Scale.


But what is "tone"?


The tone refers to how much light there is in a color. When we add white or black to a color we make graduations that are called "tones" or "tonal scales". We can then say that "tone" is how much white or black there is in a color.


To study the tones we make a scale with 8, 9 or more squares on a white sheet; the more squares the more tones we have, the more "diluted" and complete is our scale.










Gosto sempre de começar o estudo com lápis em vez de qualquer outro tipo de tinta porque com o lápis vamos riscando, riscando e compondo nossos tons. Começando suavemente por uma das extremidades da escala fazemos um sombreado quase branco, apenas manchando o papel. Podemos usar um esfuminho e uma borracha maleável pra ajudar em todo o processo.


I always like to start studying with pencil instead of any other type of ink because with a pencil we will scratch and compose our tones. Starting gently at one end of the scale we make an almost white shading, just staining the paper. We can use a smudge and a soft rubber to help throughout the process.










É bem simples, mas requer treino porque nossos olhos podem nos enganar. Vamos fazendo um pouco mais de força no lápis a cada quadrado, para que um tom seja mais escuro que o tom anterior, sim, porque começamos com o tom "quase branco" mas existem pessoas que preferem começar com um quadrado preto e depois vão clareando os quadrados seguintes gradativamente até chegar ao "quase branco".

It is very simple, but it requires training because our eyes can deceive us. We go on by doing a little more force in the pencil to each square, so that a tone is darker than the previous tone, yes, because we start with the tone "almost white" but there are people who prefer to start with a black square and then go lightening the following squares gradually until they reach the "almost white".















O olho humano enxerga bem de 3 a 5 ou até 6 tons de uma mesma cor dentro de uma mesma pintura, então é preciso escolhermos os tons com cuidado, de preferência intercalados pra que nossos olhos enxerguem a diferença. Quando escolhemos tons que são vizinhos na Escala Tonal, temos que coloca-los um pouco afastados para que nossos olhos os vejam distintamente e não como se fossem um só tom.

The human eye sees  3 to 5 or even 6 tones of the same color within the same painting, so we must choose the tones carefully, preferably interspersed so that our eyes can see the difference. When we choose tones that are neighbors in the Tonal Scale, we have to put them a little apart so that our eyes see them distinctly and not as if they were a single tone.







Com os tons vemos a profundidade, a distância que os objetos estão uns dos outros (a perspectiva também tem grande papel nisso) e percebemos também o volume dos objetos, entre outras coisas.

Fazemos escalas tonais de todas as cores e matizes, quanto mais experimentamos e treinamos, melhor!

With the tones we see the depth, the distance that the objects are from each other (perspective also plays a big part in this) and we also perceive the volume of objects, among other things.

We make tonal scales of all colors and shades, the more we try and train, the better!







O Valor Cromático (Fator de Pureza) é a quantidade de luz em uma cor, por exemplo, um azul claro tem valor mais alto que um azul escuro, isto é, tem mais luz que um azul escuro e por esse motivo numeramos a Escala Tonal, onde o zero é a cor quase branca.

The Chromatic Value (Purity Factor) is the amount of light in a color, for example, a light blue has a higher value than a dark blue, that is, it has more light than a dark blue and for this reason we number the Tonal Scale , where zero is the almost white color.









Os quadrados servem pra que nossos olhos percebam o limite dos tons: onde acaba um e começa o outro. Quando tiramos esse limite fazemos uma Escala de Graduação, muito comum de ser feita em aquarela, aliás, o estudo de escala de cores usando aquarela, pra mim, é o melhor. A tinta flui bem, podemos gradua-la com mais ou com menos água e seca rápido. 



Então, vamos lá! Pegue suas tintas, uma folha em branco, lápis e vamos treinar! Quanto mais, melhor!

The squares serve so that our eyes perceive the limits of the tones: where one ends and the other begins. When we remove this limit we do a Graduation Scale, very common to be done in watercolor, in fact, the study of color scale using watercolor, for me, is the best. The paint flows well, we can graduate with more or less water and dries fast.

So let's go! Get your paints, a blank sheet, pencils and let's practice! The more the merrier!









VÍDEO:





https://youtu.be/4ibLjHxFoBk


segunda-feira, 8 de abril de 2019

DIY COLA TIPO MODGE PODGE (Material Industrializado) - (DiY Modge Podge with Industrialized Material) - VÍDEO







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Olá, Amores & Amoras, tudo bem?





Semana passada mostrei como fazer uma cola tipo Modge Podge, no fogão, com materiais que usamos na culinária (foto abaixo), se você não viu o post, é este aqui: https://bit.ly/2UEHFNf .





Mas, atendendo ao pedido da Fabíola, que é uma seguidora do Estúdio Brigit no YouTube, hoje vou mostrar como fazer uma cola tipo Modge Podge mas com materiais industrializados, mais rápida de fazer e ótima pra fazer decoupage e até pra impermeabilizar papéis.


Hi, sweethearts, how are you doing?


Last week I showed how to make a Modge Podge glue, on the stove, with materials we use in cooking (photo below), if you did not see the post, it's here: https://bit.ly/2UEHFNf.


But, following the request of Fabíola, who is a follower of the Estúdio Brigit's channel  on YouTube, today I will show you how to make a Modge Podge glue but with industrialized materials, faster to make and great for decoupage and even waterproofing papers.









Os ingredientes também são fáceis de achar: cola forte, água filtrada e verniz acrílico.  



Quando passamos cola em cima de alguma arte vemos que ela tem brilho, o resultado fica um pouco "plastificado" e é muito difícil tirar esse acabamento brilhoso mas podemos suaviza-lo usando Verniz Acrílico Fosco na mistura; o brilho não sai todos, o resultado não é uma cola fosca, mas suaviza um pouco. 

Se não há a preocupação com o brilho ou se, pelo contrário, queremos manter e até aumentar um pouco mais o brilho no resultado, usamos Verniz Acrílico brilhoso na mistura. 



O Verniz Acrílico é o escolhido porque é á base de água, então outros vernizes que não sejam solúveis em água não funcionam, deixam a mistura pegajosa.

The ingredients are also easy to find: strong glue, filtered water and acrylic varnish.

When we glue over some art we see that it has a gloss, the result is a little "plasticized" and it is quite difficult to take off that glossy finish but we can soften it by using Matte Acrylic Varnish in the mixture; the brightness does not come out all, the result is not a matte glue, but softens a bit.

If there is no concern with the brightness or if, on the contrary, we want to keep and even increase the brightness a little more in the result, we use Glossy Acrylic Varnish in the mix.

Acrylic Varnish is the chosen one because it is water based, so other varnishes that are not water soluble do not work, they leave the mixture sticky.







Vamos á mistura: 

Em um pote de plástico (ou vidro) com tampa, coloque uma xícara de chá de cola forte, não muito cheia, adicione 1/2 xícara de chá de água (não muito cheia também) e misture bem.

Em seguida, adicione 2 colheres de sopa do Verniz Acrílico e mexa com calma. Quando sentir que a  mistura  engrossou um pouco, estará pronta.

Let's mix it up:

In a plastic (or glass) pot with lid, put one cup (not too full) of strong glue , add 1/2 cup of water (not too full) and mix well.

Then add 2 tablespoons of Acrylic Varnish and stir gently. When you feel the mixture has thicken a bit, it is ready.







Se quiser que a cola fique mais grossa deixe-a um pouco destampada e vá mexendo até engrossar.

Dura cerca de uns 2 anos quando guardada sempre fechada e em local livre do sol. Se em algum momento ela ficar grossa demais, devido ao fato de ficar destampada quando está sendo usada, acrescente um pouco de verniz.

If you want a thicker glue, leave it slightly uncovered and stir until it thickens.

It lasts about 2 years when kept always closed and in a place free from the sun. If at any point it becomes too thick, due to the fact that it is uncovered when it is being used, just add a little varnish.









Essa é o tipo de cola pra quem faz muita arte e precisa economizar pois com 1 litro de cola forte conseguimos fazer cerca de 2,5 litros de mistura, além disso tem um bom tempo de validade e cola muito bem.


Quer ver o processo passo a passo? Clique no vídeo abaixo.


This is the type of glue for those who make a lot of art and need to save some money  because with 1 liter of strong glue we can make about 2.5 liters of mixture and glues very well.


Want to see the process step by step? Click on  the video below.










VÍDEO:











sexta-feira, 29 de março de 2019

COMO FAZER MODGE PODGE (DIY Modge Podge) - VÍDEO




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Como fazer Modge Podge? 





Sabe aquela cola que todo mundo gosta mas que pra nós brasileiros é um pouquinho salgada no preço? Pois é, vamos ver como fazer uma bastante parecida usando ingredientes que você tem na sua cozinha!





Se funciona? Muito! Serve para Decoupage? Sim!





Mas ATENÇÃO: no vídeo eu digo que pode-se retirar o óleo da receita mas NÃO RETIRE, porque além de dar um pouco de brilho á massa ele também serve para evitar que a massa endureça na geladeira.




Essa massa, ou cola, depois de pronta tem uma consistência tipo geléia ou mingau grossinho mesmo quando conservada dentro da geladeira, e é uma massa linda: lisinha, não tem cheiro, não faz mal se por acaso algum animal ou até alguma criança colocar na boca e além de tudo isso tem um forte poder adesivo graças ao açúcar.



Então junte os ingredientes, faça exatamente como eu fiz no vídeo e você terá um belo pote de cola tipo Modge Podge, vem fazer!


How to make Modge Podge?
You know that glue that everyone likes, but it's a little salty in price for us Brazilians? Well, let's see how to make a pretty similar using ingredients you have in your kitchen!
Does it work? Absolutely! May we use it for Decoupage? Yes!
But pay ATTENTION: in the video I say that you can remove the oil from the recipe but DO NOT REMOVE it, because besides giving a little shine to the mass it also serves to prevent the dough from hardening in the refrigerator.
This dough, or glue, when ready has a jelly-like consistency or thick porridge
consistency even when preserved inside the refrigerator, and it is a beautiful smoothy mass, smelless, it does not hurt if by chance some animal or even some child put it in the mouth and beyond all this it has a strong adhesive power thanks to the sugar.


So gather the ingredients, do exactly as I did in the video and you'll have a nice pot of Modge Podge glue, let's get started!













Primeiro peneire uma xícara de farinha de trigo branca e uma xícara de açúcar branco, coloque esses dois ingredientes em uma panela e misture com um batedor de arame.



Ligue o fogo no mínimo e adicione 3 xícaras de água lentamente mexendo sempre sem parar para que a mistura não empelote. Se empelotar dissolva as bolinhas com a ajuda de uma colher. Misture sempre sem parar e com o fogo bem baixo pois a mistura não pode ferver!

First sift a cup of white wheat flour and a cup of white sugar, place these two ingredients in a pan and mix with a wire whisk.

Turn on the low heat  and add 3 cups of water slowly stirring constantly without stopping so the mixture does not embark. If it does, dissolve the balls with the aid of a spoon. Mix constantly without stopping and on the very low heat  because the mixture can not boil!







Quando começar a engrossar, retire a mistura do fogo e adicione uma colher de sopa de vinagre e uma colher de sopa de óleo (óleo de culinária), mexendo sempre. Volte a panela ao fogo baixo e mexa até virar um mingau macio e pronto: a cola está pronta!

Tudo isso demora cerca de 15 a 20 minutos, dependendo do fogão.

Espere a cola secar dentro da panela e coloque em vidro esterilizado e com tampa.

 When it starts to thicken, remove the mixture from the heat and add a tablespoon of vinegar and a tablespoon of cooking oil, always stirring. Return the pan to the low heat and stir until it turns into a soft and ready porridge: the glue is ready!

All this takes about 15 to 20 minutes, depending on the stove.

Wait for the glue to dry inside the pan and place it in a sterilized glass and with lid.







O açúcar serve para dar mais adesão á cola, o vinagre serve para ajudar a evitar fungos e mofo, o óleo serve para dar um pouco de brilho e manter a cola macia mesmo dentro da geladeira, sim, porque ela deve ficar sempre na geladeira. Quando for preciso usa-la, é só retirar da geladeira, usar normalmente e voltar a guarda-la na geladeira.

Essa cola tem validade de cerca de um mês a partir da fabricação, pode ser um pouco mais ou até um pouco menos e se em algum momento ela ficar líquida, ou com pontos de mofo, ou com mau cheiro, deve ser descartada.

 The sugar  gives more adhesion to the glue, the vinegar helps prevent fungus and mold, the oil gives a little shine and keep the glue soft even inside the refrigerator, yes, because it should always stay in the refrigerator. When you need to use it, just remove it from the refrigerator, use it normally and put it back in the refrigerator.

This glue has a validity of about one month from the manufacturing, it can be a little more or even a little less and if at any time it becomes liquid, or with mildew, or smelly, it should be discarded.







Esta é uma cola de secagem um pouco lenta em relação a colas industriais e em relação á própria cola Modge Podge, mas após secagem suas características são muito parecidas e seu poder de adesão é bem forte. Pode ser usada para colagem de papéis em papéis e em Decoupage também, aliás, o rótulo com o nome e a validade que aparece nas fotos foi colado com a cola recém preparada e a adesão está excelente!

 This is a slow drying glue in relation to industrial glues and in relation to the Modge Podge glue itself, but after drying its characteristics are very similar and its adhesion power is very strong. It can be used for paper bonding and also in Decoupage, the label with the name and validity that appears in the photos was glued with the newly prepared glue and the adhesion is excellent!















Faça a cola com os ingredientes descritos acima, não troque os ingredientes por outros e não mude a ordem de colocação deles na panela. Mexa sempre com o batedor e sempre em fogo mínimo, e você terá uma cola maravilhosa!!



E vamos ao vídeo!

Make the glue with the ingredients described above, do not change the ingredients for others and do not change the order of placement of them in the pan. Always stir with the wire whisk and always on minimum heat, and you will have a wonderful glue !!

And let's go to the video!






VÍDEO: